Albert Einstein 2016 – Questão 33

Linguagens / Literatura
Um dos capítulos do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, denomina-se O Humanitismo. Partilha da grande sátira que constitui a obra e se torna um “nonsense” das memórias nela apresentadas. – Assim, a respeito do Humanitismo, de acordo com o romance, é INCORRETO afirmar que
a) é uma teoria que, criada por Brás Cubas e difundida por Quincas Borba, apoia-se no princípio de humanitas que, segundo seu autor, rege as condicionantes da vida e da morte, não obstante revigorar o sintoma da hipocondria e exaltar a existência da dor.
b) é uma teoria, espécie de mescla bufa de pensamentos filosóficos que vão da tradição grega até o século XIX, utilizada por Machado de Assis para fazer caricatura do Positivismo e do Evolucionismo, teorias científicas e filosóficas em voga na época.
c) é uma doutrina de valorização da vida, defendida por um mendigo que acaba seus dias em plena loucura, caracterizando, essa situação, forte ironia como marca estruturante desta obra machadiana.
d) é uma teoria que convém a Brás Cubas para justificar a vacuidade de sua existência e dar a ele uma ilusão da descoberta de um sentido para sua vida e pela qual ele acaba se orientando.

Veja outras questões semelhantes:

UFRGS - Literatura 2010 – Questão 29
Considere as seguintes afirmações sobre O Jraguai, de Basílio da Gama. ...
UNICAMP 2018 – Questão 77
“ODORICO ...
Base dudow 2000 – Questão 31
Sobre Bocage assinale a informação incorreta: ...
Albert Einstein 2016 – Questão 22
Disponível em http://comics.azcentral.com/slideshow? comic=Lawyer&feature_id=Lawyer Acessado em 19/08/2015)? Na tirinha acima, o personagem da direita a) está arrependido da infração cometida. b) está se aconselhando com um psiquiatra. c) ficou frustrado com o resultado da aplicação financeira da infração cometida. d) culpa as vozes em sua cabeça pela infração.
FGV Administração 2010 – Questão 20
O romance do qual se extraiu o texto foi publicado na última década do século XIX, período em que a literatura brasileira, no seu conjunto, se caracterizou, tanto na prosa quanto na poesia, principalmente, a) pelo retorno ao misticismo. b) pela temática regionalista. c) pelo tradicionalismo linguístico. d) pela valorização do método científico. e) pelo ecletismo estilístico.