Base dudow 018 2000 – Questão 53

Ciências Humanas / Geografia / A Nova Ordem Mundial / Divisão e Multipolaridade
Derrotada nas duas guerras mundiais, a Alemanha esteve dividida por quarenta anos. A respeito das mudanças nas fronteiras alemãs, é correto afirmar que:
a) Os acordos de Potsdam, no final da Segunda Guerra Mundial, dividiram o território alemão em três zonas de ocupação: norte-americana, germânica e russa.
b) A cidade de Berlim, localizada na ex-República Democrática Alemã  - de regime socialista foi dividida em dois setores: ocidental capitalista, de economia de mercado, e o oriental socialista, de economia estatal.
c) A queda do muro de Berlim em 1989 possibilitou a reunificação da Alemanha, mas ao contrário do que se previa tal fato enfraqueceu sua condição de potência mundial, devido à xenofobia e à ação de grupos neonazistas.
d) A Alemanha Ocidental comandou o processo de reunificação do território germânico no final da década de 1980, sem altos custos, pois a Alemanha Oriental figurava entre os países europeus mais industrializados e de elevada renda per capita.
e) A ex-República Federal Alemã e a ex-República Democrática Alemã constituíram o centro do conflito entre EUA e ex-URSS durante a Guerra Fria, sendo a primeira ligada ao Pacto de Varsóvia e a segunda, à OTAN.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 17
Como conseqüência da Expansão Ultramarina Europeia, ocorrida a partir do século XV, pode-se afirmar que: ...
ENEM 2004 – Questão 5
O mundo tem vivido inúmeros conflitos regionais de repercussão global, que por um lado, envolvem intervenções de tropas de diferentes países e, por outro lado resultam em discussões na ONU. Considere as seguintes afirmações: ...
UERJ 2010 – Questão 45
G-20 adota linha dura para combater crise ...
UNESP 2012 – Questão 49
No ano de 2011 a África enfrentou revoltas populares no cenário político dos países com governos autocráticos ou de recentes democracias. Analise os gráficos e as afirmações de I a IV. ...
Base dudow 2000 – Questão 49
Sobre o Brasil, afirma-se: ...