Base dudow 043 2000 – Questão 6

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 1a Fase / Oswald de Andrade
Leia e responda:
 
3 de Maio
Aprendi com meu filho de dez anos
Que a poesia é a descoberta
Das coisas que eu nunca vi.
(Oswald de Andrade)
 
As cinco alternativas apresentam afirmações extraídas do Manifesto da Poesia Pau-Brasil: assinale a que está relacionada com o poema “3 de Maio”.
a) “Só não se inventou uma máquina de fazer versos - já havia o poeta parnasiano.”
b) “... contra a morbidez romântica - pelo equilíbrio geométrico e pelo acabamento técnico.”
c) “Nenhuma fórmula para a contemporânea expressão do mundo. Ver com os olhos livres.”
d) “A poesia Pau-Brasil é uma sala de jantar domingueira com os passarinhos cantando na mata resumida das gaiolas ...”
e) “Temos a base dupla e presente - a floresta e a escola.”
Esta questão recebeu 4 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 8
Conseguindo, porém, escapar à vigilância dos interessados, e depois de curtir uma noite, a mais escura de sua vida, numa espécie de jaula com grades de ferro, Amaro, que só temia regressar à “fazenda”, voltar ao seio da escravidão,...
FGV Economia 2011 – Questão 121
O efeito de sentido do jogo de palavras empregado pelo gato Messias, no dialogo com o pai, resulta: a) da troca de palavras com o mesmo tipo de estrutura. b) do emprego inusitado de determinados sinônimos. c) da função da ortografia nas relações interpessoais. d) do significado conotativo dos termos utilizados. e) do uso pouco habitual dos substantivos concretos.
Base dudow 2000 – Questão 33
Nas duas primeiras décadas de nosso século, as obras de Euclides da Cunha e de Lima Barreto, tão diferentes entre si, têm como elemento comum: a) A prática de um experimentalismo linguístico radical. b) A intenção de retratar o Brasil de modo otimista e idealizante. c) O estilo conservador do antigo regionalismo romântico. d) A adoção da linguagem coloquial das camadas populares do sertão. e) A expressão de aspectos até então negligenciada da realidade brasileira.
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 13
Bondade fazia jus ao apelido. Não tinha pouso certo. ...
UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 28
O emprego de Mas, na última estrofe do poema, permite entender que a) todo o belo cenário só tem tais qualidades se a mulher amada fizer parte dele. b) a ausência da mulher amada pode levar o eu-lírico à morte. c) a morte é uma forma de o eu-lírico deixar de sofrer pela mulher amada. d) a mulher amada morreu e, por essa razão, o eu-lírico sofre. e) o eu-lírico sofre toda manhã pela ausência da mulher amada.