Base dudow 046 2000 – Questão 64

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
 Contraveneno
Preciso – mas preciso mesmo – lutar contra o consumo que me arrasa. Preciso da contrapropaganda. Senão me perco e passo a comprar tudo, mesmo sem dinheiro, me endividando toda até a boca. Contraveneno. E termino comprando.
O mingau muito anunciado, um vômito de mingau, mas o que fazer? Compro duas geladeiras! E quantos liquidificadores? Fico tonta. Liquidificador de marca conhecida: roda, roda e expulsa o conteúdo num jato. O mingau doce de se vomitar, grosso, pesado.
É tão anunciado que não se encontra nas lojas do gênero. Sapataria tal e tal, onde é proibido vender caro, onde você apertará seus pés fazendo bolhas, é barato mas machuca demais.
O sorvete que todo o mundo toma? Tem gosto de papelão com açúcar. E o café com gosto de barata. O sapato lhe aperta o pé até esmagá-lo – mas você vai e compra, é obrigado.(...)
A propaganda me entra em casa. Mandam-me uma espécie de aspirina para minhas dores de cabeça. Sou sadia, não tenho dores de cabeça, mas tomo as pílulas. Assim quer Deus. E o mundo.
Mandam-me numa caixa um suco de frutas. Dizem que custa três cruzeiros a garrafinha. É barato ou caro? (...)
Estou arruinada mas feliz.
(Clarice Lispector, Visão do esplendor, 1975. Adaptado) 
Segundo o texto, é possível afirmar que a narradora-personagem
a) não é comedida em seus gastos, mas defende-se da contrapropaganda.
b) pratica o consumo sustentável, ponderando suas reais necessidades.
c) é sempre senhora de suas vontades, porém recorre à contrapropaganda.
d) perde a noção de valor dos produtos, submetendo-se às leis do mercado.
e) não é senhora de suas vontades, embora resista ao consumo compulsivo.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2012 – Questão 12
Em sua reflexão acerca das possibilidades de recompor a memória para escrever o livro, o narrador utiliza um procedimento de construção textual que contribui para a expressão de suas inquietudes. Tal procedimento pode ser identificado como: a) encadeamento de fatos passados b) extensão de parágrafos narrativos c) sequência de frases interrogativas d) construção de diálogos presumidos
UNESP 2017 – Questão 2
Na crônica, o personagem seu Afredo é descrito como uma pessoa a) pedante e cansativa. b) intrometida e desconfiada. c) expansiva e divertida. d) discreta e preguiçosa. e) temperamental e bajuladora.
UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 25
A questão anterior trata de alcanos e cicloalcanos, substâncias extraídas do petróleo e usadas como combustíveis e matéria-prima industrial. Boa parte das indústrias contemporâneas depende de substâncias desse tipo, extraídas do...
UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 29
Indique a alternativa que identifica corretamente, de modo respectivo, a métrica e a natureza predominante das rimas. a) Heptassílabos – rima toante. b) Octossílabos – rima toante. c) Hexassílabos – rima consoante. d) Octossílabos – rima consoante. e) Heptassílabos – rima consoante.
Base dudow 2000 – Questão 54
Na novela AMOR DE PERDIÇÃO, de Camilo Castelo Branco, a) Simão ficou indeciso entre o amor de Mariana e o de Teresa. b) Simão rejeitou a oportunidade que lhe foi oferecida para livrar-se do desterro. c) a apresentação do pai e de suas origens justifica o orgulho que a família de Simão ostenta. d) o autor revela grande respeito pelas instituições religiosas de seu tempo. e) Ritinha, irmã mais nova de Simão, abandonou a família para apoiá-lo em suas dificuldades.