ELE SAIU DA FAIXA DE 600 PONTOS PARA 801 PONTOS EM 220 DIAS DE PREPARAÇÃO, ESTUDANDO POR QUESTÕES. VEJA O VÍDEO CLICANDO NO BOTÃO AO LADO.
Experimente Agora

Base dudow 048 2000 – Questão 40

Linguagens / Português / Língua e Funções / Funções da Linguagem
Texto: OS JOVENS VELHOS FRANCESES
A juventude francesa parece ter envelhecido. Em maio de 1968, os jovens saíram às ruas em Paris e nas principais cidades para pôr a imaginação no poder, como dizia um slogan das míticas manifestações estudantis da época. Era um tempo de expansão econômica no país e os jovens queriam mais que apenas terminar os estudos e arrumar um emprego.

Para os manifestantes que ameaçam paralisar o país hoje, um emprego estável protegido pelo Estado é tudo com que eles sonham. Milhares de estudantes se mobilizaram na França contra a lei do primeiro emprego proposta pelo primeiro-ministro Dominique de Villepin. A nova lei visa combater a alta taxa de desemprego entre jovens na França, hoje em dia oscilando na casa dos 22%...
"Revista Época". Primeiro Plano, 27 de março de 2006
Nos textos “jovens velhos franceses”:

Avalie esta questão

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 46
“Estou farto do lirismo comedido ...
ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 105
Texto I ...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 117
Abatidos pelo fadinho harmonioso e nostálgico dos desterrados, iam todos, até mesmo os brasileiros, se concentrando e caindo em tristeza; mas, de repente, o cavaquinho de Porfiro, acompanhado pelo violão do Firmo, romperam vibrantemente com um...
ENEM 2005 – Questão 10
A situação abordada na tira torna explícita a contradição entre a(s) a) relações pessoais e o avanço tecnológico. b) inteligência empresarial e a ignorância dos cidadãos. c) inclusão digital e a modernização das empresas. d) economia neoliberal e a reduzida atuação do Estado. e) revolução informática e a exclusão digital.
UERJ 2011 – Questão 12
Segundo o texto, as atitudes autoritárias e democráticas em relação à leitura possuem um pressuposto comum. Esse pressuposto está sintetizado em: a) o reconhecimento de que a leitura se associa ao poder. b) a percepção de que a leitura se expande com o tempo. c) a expectativa de que a leitura se popularize na sociedade. d) a necessidade de que a leitura se identifique com a tecnologia.