Base dudow 048 2000 – Questão 67

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
É óbvio que o Brasil precisa reverter a desvantagem de descendentes de negros, que saíram da escravidão, e dos índios, que foram dizimados e aculturados. Quanto a isso, não há duvida. Também não há duvida de que o país precisa reverter o descalabro em que viveram os brancos analfabetos e miseráveis. Isso significa que a desigualdade brasileira não é uma decorrência da tonalidade de pele, não é contra negros – é contra pobres. (...) As favelas e a mendicância não escolhem os negros. Escolhem os pobres.
Sim, a maioria dos pobres são negros e pardos – e a melhor forma de combater essa desigualdade é criando oportunidades iguais, abrindo escolas, dando boa educação, oferecendo bons hospitais, gerando empregos. O Estado tem a missão de oferecer oportunidades iguais e bons serviços públicos – bons e universais. Quando se naufraga no pântano de ficar criando divisões raciais e étnicas, institui-se um estado capaz apenas de fazer politicazinhas que preveem a ‘inclusão’ de uma ‘minoria’ aqui, outra ‘minoria’ ali. Não queremos ser uma federação de minorias. Queremos ser um país de cidadãos. É isso que interessa a todos os brasileiros.
 
PETRY, André. A estupidez racial. VEJA, São Paulo: Abril, 5 de Julho. 2006. p. 73. 
 
 Ainda de acordo com o texto, é correto afirmar:
a) O autor vê as divisões sociais e étnicas como um pântano prejudicial à nossa federação
b) Divisões raciais e étnicas impedem a construção de um país em que todos os cidadãos devem ter os mesmos direitos.
c) Para o autor, no país os negros se encontram em desvantagem em relação aos brancos porque saíram da escravidão.
d) O SIM indica que, para o autor, é valido, que a maioria dos brasileiros, seja construída de negros e pardos
e) Para o autor, a desigualdade brasileira é resultado de uma política de segregação dos pobres, entre os quais os negros se incluem.
 

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 28
A partir do início do fragmento selecionado, uma série de versos consecutivos vai caracterizando a personagem Geni numa mesma direção semântica e segundo uma mesma lógica, até que um determinado verso provoca uma ruptura significativa nessa trajetória, criando uma intensa oposição de sentido no poema. Esse verso está transcrito em a) Dá-se assim desde menina b) É a rainha dos detentos c) Ela é um poço de bondade d) Joga pedra na Geni e) Vive sempre a repetir
Base dudow 2000 – Questão 44
(UM-Sp) Assinale a alternativa onde se encontra um traço não pertinente a Amor de perdição, de Camilo Castelo Branco. a) Diálogos geralmente marcados por retórica sentimental. b) Narração densa e rápida das ações decisivas. c) Comprometimento com propostas realistas de Eça de Queirós. d) Grandeza trágica de paixões e situações. e) Apresentação de alguns personagens extraídos do meio popular.
UERJ 2009 – Questão 7
Em duas estrofes, a expressão "mudar o mundo" é utilizada em um verso e repetida no verso seguinte entre parênteses. A repetição e o uso dos parênteses, no contexto, sugerem que o eu poético, com o passar do tempo, foi levado a: a) um desvio de personalidade b) uma postura de acomodação c) uma afirmação da identidade d) uma busca de autoconhecimento
Base dudow 2000 – Questão 31
Sobre Bocage assinale a informação incorreta: ...
Base dudow 2000 – Questão 48
Considerando o contexto geral do romance assinale a alternativa CORRETA. ...