Base dudow 063 2000 – Questão 2

Linguagens / Português / Acentuação Gráfica e Ortografia / Emprego dos Acentos
Da leitura da tira é possível depreender que:
a) Considerando-se a regência do verbo "combater", pode-se constatar que, na verdade, não é possível empregar a crase.
b) Há, na última fala, a clara intenção de apresentar um jogo de palavras, fazendo um trocadilho com as palavras "crase" e "crise".
c) Não ocorrerá crase apenas se o verbo "combater" for empregado como intransitivo, ou seja, se ele não exigir complemento verbal.
d) Haverá crase se a "sombra" representar o modo como será combatido, isto é, com função de adjunto adverbial.
e) A última fala é uma explicação de que, nesse caso, a crase é facultativa, preservando-se o mesmo sentido.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 52
Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal. a) Devem haver outras razões para ele ter desistido. b) Foi então que começou a chegar um pessoal estranho. c) Queria voltar a estudar, mas faltava-lhe recursos. d) Não se admitirá exceções. e) Basta-lhe dois ou três dias para resolver isso.
ENEM 2008 – Questão 5
Um jornal de circulação nacional publicou a seguinte notícia: ...
Base dudow 2000 – Questão 28
Em "A teoria da comunicação é a parte da semiologia compreendida com a explicação das 'evocações' ideológicas das 'mensagens'", indique a função das palavras entre aspas: a) objeto direto - complemento nominal b) adjunto adnominal - objeto direto c) objeto indireto - adjunto adnominal d) adjunto adnominal - adjunto adnominal e) complemento nominal - complemento nominal
UFSCar - Por e Ing 2007 – Questão 1
Nesse texto, o autor: a) oferece duas alternativas de raciocínio para o após-a-morte. b) defende, de qualquer maneira, o investimento na vida física. c) defende as religiões orientais que propõem a sobrevida do espírito. d) fala sobre investimentos financeiros a longo prazo. e) defende a ideia de correr riscos agora, sem a esperança no porvir.
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 9
Considere as afirmações: ...