Base dudow 064 2000 – Questão 61

Linguagens / Português / Classes Gramaticais / Verbo
Leia o trecho abaixo para responder a questão:
 NÃO SOLTAR CAVALOS
 Como em tudo, no escrever também tenho uma espécie de receio de ir longe demais. Que será isso? _________? Retenho-me, como se _________ as rédeas de um cavalo que poderia galopar e me levar Deus sabe onde. Eu me guardo. Por que e para quê? para o que estou eu me poupando? Eu já tive clara consciência disso quando uma vez escrevi: "é preciso não ter medo de criar". Por que o medo? Medo de conhecer os limites de minha capacidade? ou medo do aprendiz de feiticeiro que não sabia como parar? Quem sabe, assim como uma mulher que se guarda intocada para dar-se um dia ao amor, talvez eu queira morrer toda inteira para que Deus me tenha toda."
 Os espaços do texto devem ser preenchidos, respectivamente, com:
a) Por que... retivesse
b) Porque ... retesse
c) Porquê ... retinha
d) Por quê... retivesse
e) Por que... retesse

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 58
Assinale a frase CORRETA quanto ao emprego dos verbos. ...
Base dudow 2000 – Questão 7
(UNIMEP-SP) I. Pedro está adoentado II. Pedro está no hospital a) O predicado é verbal em I e II. b) O predicado é nominal em I e II. c) O predicado é verbo - nominal em I e II. d) O predicado é verbal em I e nominal em II. e) O predicado é nominal em I e verbal em II.
Base dudow 2000 – Questão 69
A palavra engrossar apresenta o mesmo processo de formação de: a) embalançar b) abstrair c) encaixotar d) encobrir e) perfurar
ENEM 2006 – Questão 6
No poema, a referência à variedade padrão da língua está expressa no seguinte trecho: a) “A linguagem / na ponta da língua” (v. 1 e 2). b) “A linguagem / na superfície estrelada de letras” (v. 5 e 6). c) “[a língua] em que pedia para ir lá fora” (v. 14). d) “[a língua] em que levava e dava pontapé” (v. 15). e) “[a língua] do namoro com a priminha” (v. 17).
UNESP 2015 – Questão 13
Na fala do papagaio, dos versos de números 16 a 22, uma das formas verbais não apresenta, como deveria, flexão correspondente à mesma pessoa gramatical das demais. Trata-se de a) continuas. b) dize. c) canta. d) recebes. e) estás.