Base dudow 067 2000 – Questão 34

Ciências Humanas / História / A Reforma Religiosa / A Conjuntura e os Fatores da Reforma
 No século XVI, nas palavras de um estudioso, “reformar a Igreja significava reformar o mundo, porque a Igreja era o mundo”. Tendo em vista essa afirmação, é correto afirmar que:
a) os principais reformadores, como Lutero, não se envolveram nos desdobramentos políticos e socioeconômicos de suas doutrinas.
b) o papado, por estar consciente dos desdobramentos da reforma, recusou-se a iniciá-la, até ser a isso obrigado por Calvino.
c) a burguesia, ao contrário da nobreza e dos príncipes, aderiu à reforma, para se apoderar das riquezas da Igreja.
d) os cristãos que aderiram à reforma estavam preocupados somente com os benefícios materiais que dela adviriam.
e) o aparecimento dos anabatistas e outros grupos radicais são a prova de que a reforma extrapolou o campo da religião.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2012 – Questão 52
Veja, 19/11/1969. ...
UFABC 2008 – Questão 84
...
UFABC 2009 – Questão 53
A partir da análise do texto, é possível afirmar que o autor se refere à “Era de Ouro” como um período marcado, entre outras características ...
UNESP 2005 – Questão 51
Gerald Winstanley, líder dos escavadores da Revolução Puritana na Inglaterra (1640-1660), definiu a sua época como aquela em que “o velho mundo está rodopiando como pergaminho no fogo”. Embora os escavadores tenham sido vencidos, a...
FUVEST 2006 – Questão 39
Durante o período em que o Brasil foi Império houve, entre outros fenômenos, a: a) consolidação da unidade territorial e a organização da diplomacia. b) predominância da cultura inglesa nos campos literário e das artes plásticas. c) constituição de um mercado interno nacional, integrando todas as regiões do país. d) incidência de guerras externas e a ausência de rebeliões internas nas províncias. e) inclusão social dos índios e a abolição da escravidão negra.