Base dudow 072 2000 – Questão 14

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
(...)
E BEM, E O RESTO?
Agora, por que é que nenhuma dessas caprichosas me fez esquecer a primeira amada do meu coração? Talvez porque nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana oblíqua e dissimulada. Mas não é propriamente o resto do livro. O resto é saber se a Capitu da praia da Glória já estava dentro da de Matacavalos, ou se esta foi mudada naquela por efeito de algum caso incidente. Jesus, filho de Sirach, se soubesse dos meus primeiros 
ciúmes, dir-me-ia, como no seu cap. IX, ver. 1: "Não tenhas ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti." Mas eu creio que não. E tu concordarás comigo; se te lembras bem da Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca. E bem, qualquer que seja a solução, uma coisa fica, e é a suma das sumas, ou o resto dos restos, a saber, que a minha primeira amiga e o meu maior amigo, tão extremosos ambos  e tão queridos também, quis o destino que acabassem juntando-se e enganando-me... A terra lhes seja leve! (...)
No trecho,_______, o narrador-personagem, expressa sua _______ diante da impossibilidade de desvendar os mistérios que pautam as ações humanas, elemento característico do ________, que busca entender objetivamente os sentimentos.
a) Isaías – indignação – Romantismo.
b) Bentinho – inconformidade – Realismo.
c) Escobar – insatisfação – Simbolismo.
d) Bentinho – discordância – Romantismo.
e) Ezequiel – conformidade – Realismo.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 102
Quem é pobre, pouco se apega, é um giro-o-giro no ago dos gerais, que nem os pássaros de rios e lagoas. O senhor vê: o Zé-Zim, o melhor amigo meeiro meu aqui, risonho e habilidoso. Pergunto: - Zé-Zim, por que é que você não cria...
Base dudow 2000 – Questão 14
“Ai dona fea! Foste-vos queixar ...
Base dudow 2000 – Questão 17
Amor é fogo que arde sem se ver ...
Base dudow 2000 – Questão 49
O ideal parnasiano do culto da arte pela arte significa que o objeto do poeta é criar obras que expressem: a) um conteúdo social, de interesse universal. b) a noção do progresso de sua época. c) uma mensagem educativa, de natureza moral. d) uma lição de cunho religioso. e) o belo, criado pelo perfeito uso dos recursos estilísticos.
UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 26
No trecho 2, o narrador: a) almeja viver de outra forma para deixar de enganar a si próprio. b) atribui a Madalena a impossibilidade de viver plenamente sua vida. c) sabe que tudo aconteceria da mesma forma por conta de Madalena. d) reconhece, incomodado, a impossibilidade de mudar e viver de outro jeito. e) acredita que não pode mudar pelo fato de não ter Madalena a seu lado.