Base dudow 072 2000 – Questão 47

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 3a Fase / Caracterização - Modernismo Brasileiro: 3a Fase
No decênio de 1870, Franklin Távora defendeu a tese de que no Brasil havia duas literaturas independentes dentro da mesma língua: uma do Norte e outra do Sul, regiões segundo ele muito diferentes por formação histórica, composição étnica, costumes, modismos linguísticos etc. Por isso, deu aos romances regionais que publicou o título geral de Literatura do Norte. Em nossos dias, um escritor gaúcho, Viana Moog, procurou mostrar com bastante engenho que no Brasil há, em verdade, literaturas setoriais diversas, refletindo as características
locais.
CANDIDO, A. A nova narrativa. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 2003.
 
Com relação à valorização, no romance regionalista brasileiro, do homem e da paisagem de determinadas regiões nacionais, sabe-se que
a) o romance do Sul do Brasil se caracteriza pela temática essencialmente urbana, colocando em relevo a formação do homem por meio da mescla de características locais e dos aspectos culturais trazidos de fora pela imigração europeia.
b) José de Alencar, representante, sobretudo, do romance urbano, retrata a temática da urbanização das cidades brasileiras e das relações conflituosas entre as raças.
c) O romance do Nordeste caracteriza-se pelo acentuado realismo no uso do vocabulário, pelo temário local, expressando a vida do homem em face da natureza agreste, e assume frequentemente o ponto de vista dos menos favorecidos.
d) A  literatura urbana brasileira, da qual um dos expoentes é Machado de Assis, põe em relevo a formação do  homem brasileiro, o sincretismo religioso, as raízes africanas e indígenas que caracterizam o nosso povo.
e)  Érico Veríssimo, Rachel de Queiroz, Simões Lopes Neto e Jorge Amado são romancistas das décadas de 30 e 40 do século XX, cuja obra retrata a problemática do homem urbano em confronto com a modernização do país promovida pelo Estado Novo.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 54
Sobre Gil Vicente e sua obra Auto da Barca do Inferno, assinale a alternativa correta. a) Respeita apenas o poder da Igreja. b) Centra suas críticas nos membros das classes baixas. c) Conserva a lei das três unidades básicas do teatro clássico. d) Identifica suas personagens pela ocupação ou pelo tipo social de cada uma delas. e) Evita fazer um confronto entre a Idade Média e o Renascimento Medievalista (Teocentrismo versus Antropocentrismo).
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 117
Abatidos pelo fadinho harmonioso e nostálgico dos desterrados, iam todos, até mesmo os brasileiros, se concentrando e caindo em tristeza; mas, de repente, o cavaquinho de Porfiro, acompanhado pelo violão do Firmo, romperam vibrantemente com um...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 119
Oferta ...
Base dudow 2000 – Questão 33
Nas duas primeiras décadas de nosso século, as obras de Euclides da Cunha e de Lima Barreto, tão diferentes entre si, têm como elemento comum: a) A prática de um experimentalismo linguístico radical. b) A intenção de retratar o Brasil de modo otimista e idealizante. c) O estilo conservador do antigo regionalismo romântico. d) A adoção da linguagem coloquial das camadas populares do sertão. e) A expressão de aspectos até então negligenciada da realidade brasileira.
ENEM 2006 – Questão 7
No poema Procura da poesia, Carlos Drummond de Andrade expressa a concepção estética de se fazer com palavras o que o escultor Michelangelo fazia com mármore. O fragmento abaixo exemplifica essa afirmação. ...