Base dudow 072 2000 – Questão 8

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Características - Realismo e Naturalismo
Assinale a opção cuja característica, pertencente ao Realismo-Naturalismo, não aparece no excerto. 
"O tísico do número 7 há dias esperava o seu momento de morrer, estendido na cama, os olhos cravados no ar, a boca muito aberta, porque já lhe ia faltando o fôlego. 
Não tossia; apenas, de quando em quando, o esforço convulsivo para atravessar os pulmões desfeitos sacudia- lhe todo o corpo e arrancava-lhe da garganta uma ronqueira lúgubre, que lembrava o  arrulhar (cantar dos pombos) ominoso (adj.agourento; nefasto; negativo.) dos pombos." 
 
Das características a seguir, pertencentes ao Realismo-Naturalismo, apenas uma não aparece no excerto anterior. Assinale-a. 
a) Animalização do homem. 
b) Visão determinista e mecanicista do homem. 
c) Patologismo. 
d) Veracidade. 
e) Retrato da realidade cotidiana. 

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2007 – Questão 29
Há cerca de dez anos, estimava-se que 11,2% da população brasileira poderiam ser considerados dependentes de álcool. Esse índice, dividido por gênero, apontava que 17,1% da população masculina e 5,7% da população feminina eram...
ENEM 1ºAplicação 2023 – Questão 29
Era um gato preto, como convinha a um cultor das boas letras, que já lera Poe traduzido por Baudelaire. Preto e gordo. E lerdo. Tão gordo e lerdo que a certa altura observei que ia perdendo inteiramente as qualidades características da raça, que...
Base dudow 2000 – Questão 5
O verso-refrão, em sua parte variável (“coroando”, “entre beijos”, “em soluços”, “arquejando”), tem a função precípua de : a) prenunciar as imagens da estrofe seguinte; b) marcar a progressão dramática das separações; c) indicar a estabilidade do amor de Teresa; d) dar relevo aos tempos fracos de uma história excepcional; e) frisar o aspecto convencional do “adeus”.
Base dudow 2000 – Questão 33
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho. ...
Base dudow 2000 – Questão 21
As rosas do tempo ...