Base dudow 081 2000 – Questão 22

Linguagens / Português / Estrutura e Formação das Palavras / Estrutura Mórfica
Usualmente o sufixo "ismo" remete a doenças, assim esse elemento costuma ter papel pejorativo na produção de efeitos de sentido. Assinale a alternativa a seguir em que este sufixo não apresenta sentido pejorativo:
a) Com o bairrismo entre paulistas e cariocas, o futebol de outros estados sempre ficou de lado e, algumas vezes, tem pouco destaque, principalmente no noticiário.
b) Cresce a oferta de produtos que contêm componentes que atuam sobre o metabolismo, reduzindo risco de doenças como o câncer.
c) Fanatismo religioso ou convicções ideológicas rígidas são os vírus mais poderosos da cegueira social.
d) O técnico apontou como um dos problemas do seu time, na etapa final, o excesso de preciosismo de alguns jogadores.
e) Depois de mais de meio século de isolacionismo, o Japão mostra que a China não é o país a fazer estratégias que determinarão o futuro da Ásia.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 2
A oração sublinhada está corretamente classificada, EXCETO em: ...
Base dudow 2000 – Questão 67
Leia a tira: (O Estado de S. Paulo. 01.05.2003. Adaptado) O termo "hedonismo", na fala do pai de Calvin, está relacionado a) à sua busca por valores mais humanos. b) ao seu novo ritmo de vida. c) à sua busca por prazer pessoal e imediata. d) à sua forma convencional de viver. e) ao seu medo de enfrentar a realidade.
Base dudow 2000 – Questão 28
Não me refiro... essa peça, mas... a que assistimos sábado...noite. a) a – àquela –à b) a – aquela – a c) à – aquela – á d) à – àquela – a e) à – àquela – à
Base dudow 2000 – Questão 7
(UNIMEP-SP) I. Pedro está adoentado II. Pedro está no hospital a) O predicado é verbal em I e II. b) O predicado é nominal em I e II. c) O predicado é verbo - nominal em I e II. d) O predicado é verbal em I e nominal em II. e) O predicado é nominal em I e verbal em II.
Base dudow 2000 – Questão 57
Assinale a alternativa correta quanto ao uso e grafia das palavras. a) Na atual conjetura, nada mais se pode fazer. b) O chefe deferia da opinião dos subordinados. c) O processo foi julgado em segunda estância. d) O problema passou inteiramente despercebido da votação. e) Os criminosos espiaram suas culpas no exílio.