Base dudow 081 2000 – Questão 62

Linguagens / Português / Língua e Funções
QUEREM CASSAR E CAÇAR
 
Texto I
Preconceito anticristão! Esse é o nome da iniciativa do grupo Brasil para Todos e da ação da Procuradoria Regional de São Paulo. Querem proibir e promover a retirada de símbolos religiosos - como crucifixo e bíblias - que forem encontrados em áreas públicas dos órgãos federais, sob a argumentação de que o estado é laico.

Texto II
Gosto muito do seu raciocínio e da forma contundente como escreve, mas permita-me discordar. Prefiro o estado sem símbolos religiosos e patrulhador constante desse tipo de manifestação.

Texto III
Sou ateu e concordo plenamente com seu texto. Retirar os símbolos que, para a maioria, têm significado e expressão cultural é pusilânime.

Analisando aspectos semânticos e pragmáticos nos três textos, acima, só é CORRETO concluir que:
a) o texto I coloca em oposição o significado dos verbos “cassar” e “caçar” anunciados no título.
b) os três textos mostram leitores/produtores que comungam as mesmas ideias e opiniões sobre o assunto tratado.
c) o leitor/produtor do Texto III demonstra desconhecer o conteúdo expresso no Texto I, por se declarar ateu.
d) o termo “patrulhador”, utilizado pelo leitor/produtor do Texto II, traz, no contexto apresentado, uma relação semântica com o verbo “caçar”, constante no título.
e) todo o nível semântico está comprometido em todos os textos.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 15
Indique a frase que, no contexto do fragmento, ratifica o sentido de "o menino é o pai do homem", citação inicial do narrador. a) (...) fui dos mais malignos do meu tempo (...) b) (...) um dia quebrei a cabeça de uma escrava (...) c) (...) deitei um punhado de cinza ao tacho (...) d) (...) fustigava-o, dava mil voltas a um e outro lado (...) e) (...) alguma vez lhes puxei pelo rabicho das cabeleiras.
UERJ 2011 – Questão 4
“Estão vendo?”, diria às amigas, se estivessem por perto. (ref. 1) O trecho acima revela o choque entre o mundo imaginário da personagem e a realidade de sua solidão. Esse choque entre imaginação e realidade é enfatizado pela utilização do seguinte recurso de linguagem: a) O uso das aspas duplas b) O emprego dos modos verbais c) A presença da forma interrogativa d) A referência à proximidade espacial
UERJ 2008 – Questão 10
Para o enunciador, a falta de esperança relaciona-se à descrença no mundo: “Já não é mais a hora de esperança”, digo-me eu. (ref.3) O fim dessa descrença está associado, no texto, à idéia de: a) fuga. b) rebeldia. c) otimismo. d) contemplação.
Base dudow 2000 – Questão 60
Assinale a alternativa que preenche com exatidão as lacunas. ...
FATEC 2010 – Questão 49
De acordo com o texto, elementos do orçamento norteamericano revelam ...