Base dudow 082 2000 – Questão 1

Linguagens / Português / Sintaxe / Regência Verbal
O primeiro passo para aprender a pensar, curiosamente, é aprender a observar. Só que isso, infelizmente, não é ensinado. Hoje nossos alunos são proibidos de observar o mundo, trancafiados que ficam numa sala de aula, estrategicamente colocada bem longe do dia-a-dia e da realidade. Nossas escolas nos obrigam a estudar mais os livros de antigamente do que a realidade que nos cerca. Observar, para muitos professores, significa ler o que os grandes intelectuais do passado observaram - gente como Rousseau, Platão ou Keynes. Só que esses grandes pensadores seriam os primeiros a dizer "esqueçam tudo o que escrevi", se estivessem vivos. Na época não existia internet nem computadores, o mundo era totalmente diferente. Eles ficariam chocados se soubessem que nossos alunos são impedidos de observar o mundo que os cerca e obrigados a ler teoria escrita 200 ou 2000 anos atrás - o que leva os jovens de hoje a se sentir alienados, confusos e sem respostas coerentes para explicar a realidade. 
     Não que eu seja contra livros, muito pelo contrário. Sou a favor de observar primeiro, ler depois. Os livros se forem bons, confirmarão o que você já suspeitava. Ou porão tudo em ordem, de forma esclarecedora. Existem livros antigos maravilhosos, com fatos que não podem ser esquecidos, mas precisam ser dosados com o aprendizado da observação. 
      Ensinar a observar deveria ser a tarefa número 1 da educação. Quase metade das grandes descobertas científicas surgiu não da lógica, do raciocínio ou do uso de teoria, mas da simples observação, auxiliada talvez por novos instrumentos, como o telescópio, o microscópio, o tomógrafo, ou pelo uso de novos algoritmos matemáticos. Se você tem dificuldade de raciocínio, talvez seja porque não aprendeu a observar direito, e seu problema nada tem a ver com sua cabeça. 
   Ensinar a observar não é fácil. Primeiro você precisa eliminar os preconceitos, ou pré-conceitos, que são a carga de atitudes e visões incorretas que alguns nos ensinam e nos impedem de enxergar o verdadeiro mundo. Há tanta coisa que é escrita hoje simplesmente para defender os interesses do autor ou grupo que dissemina essa ideia, o que é assustador. Se você quer ter uma visão independente, aprenda correndo a observar você mesmo. 
      Quantas vezes não participamos de uma reunião e alguém diz "vamos parar de discutir", no sentido de pensar e tentar "ver" o problema de outro ângulo? Quantas vezes a gente simplesmente não "enxerga" a questão? Se você realmente quiser ter ideias novas, ser criativo, ser inovador e ter uma opinião independente, aprimore primeiro os seus sentidos. Você estará no caminho certo para começar a pensar.
(Stephen Kanitz, Observar e pensar. "Veja", 04.08.2004.
Adaptado)
Assinale a alternativa em que a norma culta de regência verbal admite a preposição "de" antes da palavra "que", no contexto da frase.
a)...livros antigos maravilhosos, com fatos que não podem ser esquecidos.
b) Eles ficariam chocados se soubessem que nossos alunos são impedidos de observar o mundo que o cerca.
c) Os livros se forem bons, confirmarão o que você já suspeitava.
d) Hoje nossos alunos são proibidos de observar o mundo, trancafiados que ficam numa sala de aula.
e)...são a carga de atitudes e visões incorretas que alguns nos ensinam.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 10
Assinale a alternativa incorreta: a) Comprei um canário e uma graúna cantadores. b) À uma hora e meia, o foguete será lançado. c) Não costumo usar meias palavras. d) A menina estava meio resfriada ontem. e) A equipe brasileira e argentina jogarão no Maracanã.
Base dudow 2000 – Questão 32
Na frase "Nomeá-los nossos REPRESENTANTES é revesti-los do direito AO MANDATO por três anos", as palavras em destaque são, respectivamente: a) predicativo do sujeito - adjunto adnominal. b) objeto direto - objeto indireto. c) predicativo do objeto - complemento nominal. d) objeto direto - adjunto adnominal. e) predicativo do objeto - objeto indireto
Base dudow 2000 – Questão 15
Assinale a única afirmação CORRETA: ...
UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 22
As interrogações iniciais do texto questionam a) a dissociação entre palavrão e cultura. b) se palavrão é realmente linguagem. c) o status de um palavrão. d) o impacto da utilização do palavrão. e) a necessidade de se empregar um palavrão.
Base dudow 2000 – Questão 55
Assinale a frase em que aparece o pretérito-mais-que-perfeito do verbo ser. a) Não seria o caso de você se acusar? b) Quando cheguei, ele já se fora, muito zangado. c) Se não fosse ele tudo estaria perdido. d) Bem depois se soube que não fora ele o culpado. e) Embora não tenha sido divulgado, soube-se do caso.