Base dudow 089 2000 – Questão 55

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
No texto a seguir, Machado de Assis faz uma crítica ao Romantismo: "Certo não lhe falta imaginação; mas esta tem suas regras, o astro, leis, e se há casos em que eles rompem as leis e as regras são porque as fazem novas, é porque se chama Shakespeare, Dante, Goethe, Camões."
Com base nesse texto, notamos que o autor:
a) Entende a arte como um conjunto de princípios estéticos consagrados, que não pode ser manipulado por movimentos literários específicos.
b) Entende que Naturalismo e o Parnasianismo constituem soluções ideais para pôr termo à falta de invenção dos românticos.
c) Refuga o Romantismo, na medida em que os autores desse período reivindicaram uma estética oposta à clássica.
d) Preocupa-se com princípios estéticos e acredita que a criação literária deve decorrer de uma elaborada produção dos autores.
e) Defende a ideia de que cada movimento literário deve ter um programa estético rígido e inviolável.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 16
Não é função da literatura: ...
Base dudow 2000 – Questão 39
Qual é a incorreta com relação à obra de Aluísio Azevedo: a) O Cortiço, Casa de Pensão e O Mulato constituem sua grande trilogia naturalista. b) ao lado dos romances naturalistas, escreveu obras de cunho romântico, nas quais faz concessões ao gosto do público. c) jamais se realizou dentro dos moldes naturalistas. d) foi crítico impiedoso da sociedade da época. e) investiu contra os preconceitos de qualquer natureza.
UERJ (julho) 2007 – Questão 11
Sofri o grave frio dos medos, adoeci. Sei que ninguém soube mais dele. Sou homem, depois desse falimento? (ref.6) Ao utilizar o vocábulo falimento, o personagem assume sua incapacidade para: a) prever o futuro. b) substituir o pai. c) esquecer a infância. d) encontrar a verdade.
Base dudow 2000 – Questão 58
Para responder à questão, ler o texto que segue. ...
UERJ 2009 – Questão 15
No texto Herói na Contemporaneidade, o autor valoriza um determinado perfil de herói, em contraposição a outro por ele considerado “bobo”, sem importância. O perfil de Macunaíma difere desses dois tipos de herói. Tal diferença pode ser...