Base dudow 091 2000 – Questão 49

Linguagens / Literatura / Barroco / Padre Antônio Vieira
"O pregar há-de ser como quem semeia, e não como quem ladrilha ou azuleja. Ordenado, mas como as estrelas. (...) Todas as estrelas estão por sua ordem; mas é ordem que faz influência, não é ordem que faça lavor. Não fez Deus o céu em xadrez de estrelas, como os pregadores fazem o sermão em xadrez de palavras. Se de uma parte há-de estar branco, da outra há-de estar negro; se de uma parte está dia, da outra há-de estar noite; se de uma parte dizem luz, da outra hão-de dizer sombra; se de uma parte dizem desceu, da outra hão-de dizer subiu. Basta que não havemos de ver num sermão duas palavras em paz? Todas hão-de estar sempre em fronteira com o seu contrário? Aprendamos do céu o estilo da disposição, e também o das palavras."
(Vieira, Sermão da sexagésima.)
 
No texto, Vieira critica certo estilo de fazer sermão, que era comum na arte de pregar dos padres dominicanos da época. O uso da palavra xadrez tem o objetivo de:
a) Defender a ordenação das ideias em um sermão.
b) Fazer alusão metafórica a certo tipo de tecido.
c) Comparar o sermão de certos pregadores a uma verdadeira prisão.
d) Mostrar que o xadrez se assemelha ao semear.
e) Criticar a preocupação com a simetria do sermão.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação 2023 – Questão 26
A escravidão ...
UFRGS - Literatura 2010 – Questão 44
Leia os fragmentos abaixo, da obra de Clarice Lispector, o primeiro extraído da crônica Mineirinho, do livro Para Não Esquecer, e o segundo, do conto Amor, do livro Laços de Família. ...
FATEC (2ºsem) 2009 – Questão 53
Machado de Assis foi um autor que produziu muitos contos e romances. O texto apresenta uma marca notória de sua produção em uma fase madura. Trata-se da ...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 129
Capítulo III ...
Base dudow 2000 – Questão 3
"Estranho mimo aquele vaso! Vi-o, Casualmente, uma vez, de um perfumado Contador sobre o mármor luzidio, Entre um leque e o começo de um bordado." O trecho do poema anterior é parnasiano. Ele revela um poeta: a) distanciado da realidade. b) engajado. c) crítico. d) irônico. e) informal.