Base dudow 093 2000 – Questão 31

Ciências Humanas / Geografia / Migrações Internacionais
Nos cadernos internacionais dos principais jornais, já se tornou rotina a leitura de notícias sobre a travessia, em barcos toscos e frágeis, de africanos que tentam vencer o Mediterrâneo e chegar às terras europeias. Os que sobrevivem, em geral, são presos e obrigados a fazer o caminho de volta. A Europa não quer mais imigrantes.
 
Refletindo sobre o conteúdo do texto, é correto afirmar que:
a) a globalização neoliberal promove a livre circulação de capitais e mercadorias, mas fecha as fronteiras para a força de trabalho.
b) os acordos econômicos e diplomáticos entre os países de emigração e os de imigração têm sido postos em prática para coibir a movimentação, sobretudo de homens jovens.
c) as propostas civilizatórias europeias destinadas aos imigrantes, em vigor durante todo o século XX, estão sendo abolidas frente às crises econômicas.
d) os países europeus, em processo de transição demográfica e em plena fase da 3ª Revolução Industrial, já não admitem a entrada de imigrantes.
e) o ciclo migratório africano e mundial está em fase de esgotamento, pois a automação crescente das atividades econômicas não prevê mão de obra pouco qualificada.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 51
É característica da produção pecuária extensiva; a) criação de gado por confinamento; b) utilização de pouca tecnologia na produção de gado; c) produção voltada para o mercado local; d) alimentação do gado por ração e ordenha mecânica; e) utilização de pequenos espaços utilizados como pastos.
UFABC 2009 – Questão 55
Atualmente, muitos atores sociais, diante das expectativas de crescimento da população e de crise dos alimentos, rediscutem os fundamentos do pensamento de Thomas Malthus. Nessa rediscussão, é preciso considerar que Malthus ...
FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 3
De acordo com o historiador Boris Fausto, ...
UERJ 2011 – Questão 53
Europa Ocidental: a construção da unidade ...
UNESP (julho) 2007 – Questão 59
A greve [de 1917] está generalizada em toda a cidade. O comércio fechou, as ruas do centro estão desertas (...) Há tiroteios em todos os bairros proletários, desde o Brás até a Lapa. O delegado geral distribuiu aos jornais um boletim pedindo...