TURMA DUDOW ENEM 2024
Experimente Agora

ENEM 2 Linguagens e Matemática 2016 – Questão 131

Linguagens / Literatura
SEVERINI, G. A hieroglífica dinâmica do Bal Tabarin. Óleo sobre tela, 161,6 x 156,2 cm. Museu de Arte Moderna, Nova Iorque, 1912.
Disponível em: www.moma.org.
Acesso em: 18 maio 2013.
TEXTO II
A existência dos homens criadores modernos é muito
mais condensada e mais complicada do que a das pessoas dos séculos precedentes. A coisa representada, por imagem, fica menos fixa, o objeto em si mesmo se expõe menos do que antes. Uma paisagem rasgada por um automóvel, ou por um trem, perde em valor descritivo, mas ganha em valor sintético. O homem moderno registra cem vezes mais impressões do que o artista do século XVIII.
LEGÉR, F.Funções da pintura.
São Paulo: Nobel, 1989.
A vanguarda europeia, evidenciada pela obra e pelo texto, expressa os ideais e a estética do
Esta questão recebeu 278 comentários
Avalie esta questão

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 22
O laço de fita ...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 102
“Ela é muito dival”, gritou a moça aos amigos, com uma câmera na mão. Era a quinta edição da Campus Party, a feira de internet que acontece anualmente em São Paulo, na última terça-feira, 7. A diva em questão era a cantora de tecnobrega...
FGV Administração 2010 – Questão 19
Destes comentários críticos sobre diferentes obras de Machado de Assis, o que se refere ao romance a que pertence o texto é: ...
Base dudow 2000 – Questão 13
O texto a seguir pode ser tomado como exemplo ilustrativo do estilo de um dos heterônimos de Fernando Pessoa: “Em febre e olhando os motores como a uma Natureza tropical - Grandes trópicos humanos de ferro e fogo e força - Canto, e canto o presente, e também o passado e o futuro, ”. O heterônimo em questão é: a) Alberto Caeiro b) Ricardo Reis c) Bernardo Soares d) Álvaro de Campos e) Antônio Mora
FUVEST 2011 – Questão 84
Dentre os recursos expressivos presentes no poema, podem-se apontar a sinestesia e a aliteração, respectivamente, nos versos a) 2 e 17. b) 1 e 5. c) 8 e 15. d) 9 e 18. e) 14 e 3.