ENEM Linguagens e Humanas 2017 – Questão 35

Linguagens / Português
Aí pelas três da tarde
 
Nesta sala atulhada de mesas, máquinas e papéis, onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom-senso do mundo, aplicando-se em ideias claras apesar do ruído e do mormaço, seguros ao se pronunciarem sobre problemas que afligem o homem moderno (espécie da qual você, milenarmente cansado, talvez se sinta um tanto excluído), largue tudo de repente sob os olhares a sua volta, componha uma cara de louco quieto e perigoso, faça os gestos mais calmos quanto os tais escribas mais severos, dê um largo “ciao" ao trabalho do dia, assim como quem se despede da vida, e surpreenda pouco mais tarde, com sua presença em hora tão insólita, os que estiveram em casa ocupados na limpeza dos armários, que você não sabia antes como era conduzida. Convém não responder aos olhares interrogativos, deixando crescer, por instantes, a intensa expectativa que se instala. Mas não exagere na medida e suba sem demora ao quarto, libertando aí os pés das meias e dos sapatos tirando a roupa do corpo como se retirasse a importância das coisas, pondo-se enfim em vestes mínimas, quem sabe até em pelo. mas sem ferir o decoro (o seu decoro, está claro), e aceitando ao mesmo tempo, como boa verdade provisória, toda mudança de comportamento
NASSAR R. Menina a caminho. São Paulo
Cia das Letras, 1997.
 
Em textos de diferentes gêneros, algumas estratégias argumentativas referem-se a recursos linguístico-discursivos mobilizados para envolver o leitor. No texto, caracteriza-se como estratégia de envolvimento a
a) prescrição de comportamentos, como em:" [...]   largue tudo de repente sob os olhares a sua volta [ ]".
b) apresentação de contraposição, como em: "Mas não exagere na medida e suba sem demora ao quarto [...].
c) explicitação do interlocutor, como em: “[...] (espécie da qual você, milenarmente cansado, talvez se sinta um tanto excluído)[...]".
d) descrição do espaço, como em: “Nesta sala atulhada de mesas, maquinas e papéis, onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom-senso do mundo[...]".
e) construção de comparações, como em: "[...] libertando aí os pés das meias e dos sapatos, tirando a roupa do corpo como se retirasse a importância das coisas [...]".
Esta questão recebeu 352 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2023 – Questão 31
Com essa postagem, o enunciador busca a) divulgar dispositivos legais criados para ajudar no combate a um crime. b) manifestar adesão a uma lei voltada para coibir a prática de um delito. c) incentivar o cidadão a obter informação sobre uma lei por vias informais. d) tornar pública uma lei voltada à criação de perfis nas salas de bate-papo. e) alertar o público usuário de redes sociais sobre mudanças em uma lei vigente.
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 23
A expansão urbana altera a configuração de muitos espaços, a ponto de prejudicar atividades neles desenvolvidas, seja pela especulação imobiliária, ou pelo projeto urbanístico da administração pública. Essa pressão é sentida em...
ENEM Linguagens e Humanas 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 76
Apesar da grande distância geográfica em relação ao território japonês, os otakus ( jovens aficionados em cultura pop japonesa ) brasileiros vinculam-se socialmente hoje em eventos e a partir de uma circulação intensa de mangás, animes,...
UNIFESP port e inglês 2013 – Questão 11
Leia os versos de Cesário Verde. Duas igrejas, num saudoso largo, Lançam a nódoa negra e fúnebre do clero: Nelas esfumo um ermo inquisidor severo, Assim que pela História eu me aventuro e alargo. (www.astormentas.com) Em relação à Igreja, o eu lírico assume, nesses versos, uma posição a) anticlerical. b) submissa. c) evangelizadora. d) saudosista. e) ambígua.
Base dudow 2000 – Questão 52
(G1) Assinalar a alternativa correta quanto à regência verbal: a) Ela sempre disse que queria bem as amigas. b) Não me simpatizo com aquele ator. c) Volte para mim, eu lhe adoro. d) A menina que eu gosto está aqui. e) Paguei-lhe a última prestação.