ENEM Linguagens e Matemática 2009 – Questão 109

Linguagens / Português / Língua e Funções / Linguagem
BROWNE, C. Hagar, o horrivel. Jornal O GLOBO. Segundo Caderno. 20 fev. 2009
 
A linguagem da tirinha revela,
a) o uso de expressões linguísticas e vocabulário próprios
de épocas antigas.
b) uso de expressões linguísticas inseridas no registro mais formal da língua.
c) o caráter coloquial expresso pelo uso do tempo verbal no segundo quadrinho.
d) o uso de um vocabulário específico para situações comunicativas de emergência.
e) a intenção comunicativa dos personagens: a de estabelecer a hierarquia entre eles.
Esta questão recebeu 221 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 176
A cor de uma estrela tem relação com a temperatura em sua superfície. Estrelas não muito quentes (cerca de 3 000 K) nos parecem avermelhadas. Já as estrelas amarelas, como o Sol, possuem temperatura em torno dos 6 000 K; as mais quentes são...
UNESP (julho) 2010 – Questão 2
Lendo atentamente o fragmento apresentado, percebemos que Chomsky considera que os princípios abstratos e universais que regem a linguagem decorrem de características mentais da espécie. Isso significa que considera a linguagem ligada: a) ao plano da divindade. b) a acidentes históricos. c) a fenômenos aleatórios da natureza. d) ao plano biológico. e) à necessidade de sobrevivência.
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 95
Slumdog Millionaire​ ...
ENEM 3ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 104
Um cachorro cor de carvão dorme no azul etéreo de uma rede de pesca enrolada sobre a grama da Praça Vinte e Um de Abril. O sol bate na frente nos degraus cinzentos da escadaria que sobe a encosta do mono ate a Igreja da Matriz. A ladeara do...
Base dudow 2000 – Questão 38
"A colossal produção agrícola e industrial dos americanos voa PARA OS MERCADOS com a velocidade média de 100 km por hora. Os trigos e carnes argentinas afluem para os portos EM AUTOS E LOCOMOTIVAS que uns 50 km por hora, NA CERTA, desenvolvem". As circunstâncias destacadas indicam, respectivamente, a ideia de. a) lugar, meio e finalidade. b) finalidade, meio e afirmação. c) finalidade, tempo e dúvida. d) lugar, meio e afirmação. e) lugar, instrumento e lugar.