100% DAS PESSOAS QUE USARAM O DUDOW NA PREPARAÇÂO, FIZERAM O MELHOR RESULTADO DA VIDA DELAS NO ENEM.
Experimente Agora

ENEM Linguagens e Matemática 2010 – Questão 134

Linguagens / Literatura / Comparações - Obras, estilos, autores e outros / Mesma escola literária
Texto I
Eu amo a rua. Esse sentimento de natureza toda íntima não vos seria revelado por mim se não julgasse, e razões não tivesse para julgar, que este amor assim absoluto e assim exagerado é partilhado por todos vós. Nós somos irmãos, nós nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados, não porque soframos, com a dor e os desprazeres, a lei e a polícia, mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. É este mesmo o sentimento imperturbável e indissolúvel, o único que, como a própria vida, resiste às idades e às épocas.
RIO. J. A rua. In: A alma encantadora das ruas. São Paulo:
Companhia das Letras, 2008 (fragmento).
Texto II
A rua dava-lhe uma força de fisionomia, mais consciência dela. Como se sentia estar no seu reino, na região em que era rainha e imperatriz. O olhar cobiçoso dos homens e o de inveja das mulheres acabavam o sentimento de sua personalidade, exaltavam-no até. Dirigiu-se para a rua do Catete com o seu passo miúdo e sólido. [...] No caminho trocou cumprimento com as raparigas pobres de uma casa de cômodos da vizinhança. [...] E debaixo dos olhares maravilhados das pobres raparigas, ela continuou o seu caminho, arrepanhando a saia, satisfeita que nem uma duquesa atravessando os seus domínios.
BARRETO, L. Um e outro. in: Clara dos Anjos. Rio de Janeiro:
Editora Mérito (fragmento).
A experiência urbana é um tema recorrente em crônicas, contos e romances do final do século XIX e início do XX, muitos dos quais elegem a rua para explorar essa experiência. Nos fragmentos I e II, a rua é vista, respectivamente, como lugar que
Esta questão recebeu 130 comentários
Avalie esta questão

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 163
Uma cidade possui um reservatório de água C1 na forma de um cilindro circular reto, com 5 metros de altura e capacidade para 100 m3 de água. Foi construído outro reservatório C2, com o mesmo formato do anterior, com a mesma altura, cujo raio da base é o dobro de C1. Nessas condições, a razão entre os volumes de C1 e de C2 é igual a a) 2 b) 1 c) 12 d) 14 e) 18
Base dudow 2000 – Questão 33
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho. ...
ENEM 1º Aplicação - Linguagens e Matemática 2015 – Questão 107
Assum preto ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2014 – Questão 92
If You Can’t Master English, Try Globish ...
ENEM 3ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 138
Um artista utilizou uma caixa cúbica transparente para a confecção de sua obra, que consistiu em construir um polígono IMNKPQ, no formato de um hexágono regular, disposto no interior da caixa. Os vértices desse polígono estão situados em pontos médios de arestas da caixa. Um esboço da sua obra pode ser visto na figura. Considerando as diagonais do hexágono, distintas de IK, quantas têm o mesmo comprimento de IK? a) 1. b) 2. c) 4. d) 8. e) 9.