ENEM Linguagens e Matemática 2013 – Questão 123

Linguagens / Português
Para Carr, internet atua no
comércio da distração 
 
Autor de “A Geração Superficial” analisa a influência da tecnologia na mente
O jornalista americano Nicholas Carr acredita que a internet não estimula a inteligência de ninguém. O autor explica descobertas científicas sobre o funcionamento do cérebro humano e teoriza sobre a influência da internet em nossa forma de pensar.
Para ele, a rede torna o raciocínio de quem navega mais raso, além de fragmentar a atenção de seus usuários. Mais: Carr afirma que há empresas obtendo lucro com a recente fragilidade de nossa atenção. “Quanto mais tempo passamos on-line e quanto mais rápido passamos de uma informação para a outra, mais dinheiro as empresas de internet fazem”, avalia.
“Essas empresas estão no comércio da distração e são experts em nos manter cada vez mais famintos por informação fragmentada em partes pequenas. É claro que elas têm interesse em nos estimular e tirar vantagem da nossa compulsão por tecnologia.”
ROXO, E. Folha de S. Paulo. 18 fev. 2012 (adaptado)
 
A crítica do jornalista norte-americano que justifica o título do texto é a de que a internet 
a) mantém os usuários cada vez menos preocupados com a qualidade da informação.
b) torna o raciocínio de quem navega mais raso, além de fragmentar a atenção de seus usuários.
c) desestimula a inteligência, de acordo com descobertas científicas sobre o cérebro.
d) influencia nossa forma de pensar com a superficialidade dos meios eletrônicos.
e) garante a empresas a obtenção de mais lucro com a recente fragilidade de nossa atenção.
Esta questão recebeu 308 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2012 – Questão 143
O Ministério da Saúde acompanha com preocupação a difusão da tuberculose no Brasil. Um sistema de vigilância baseia-se no acompanhamento sistemático das taxas de incidência dessa doença nos estados. Depois de credenciar...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2009 – Questão 134
Nunca se falou e se preocupou tanto com o corpo como nos dias atuais. É comum ouvirmos anúncios de uma nova academia de ginástica, de uma nova forma de dieta, de uma nova técnica de autoconhecimento e outras práticas de saúde alternativa, em...
UFSJ Português 2012 – Questão 4
No trecho do texto “[...] até tratamentos em clínicas estéticas passaram a fazer parte do orçamento dos mais de 32 milhões de brasileiros [...]”, o elemento coesivo destacado estabelece ideia de a) gradação, que finaliza os componentes de uma escala. b) proporção, que compara os constituintes de uma afirmação. c) concessão, que permite a junção de afirmações contrárias. d) autorização, que legitima certas ações positivas.
FGV Administração 2011 – Questão 26
Contribui decisivamente para o efeito expressivo do texto o fato de o narrador exagerar em sua a) construção verbal paratática. b) estruturação argumentativa antitética. c) utilização de elipses e zeugmas. d) exploração de recursos sonoros. e) mistura de variedades linguísticas.
UNESP (julho) 2014 – Questão 12
A força expressiva da locução silêncio espesso resulta do fato de o substantivo e o adjetivo a) traduzirem conceitos religiosos. b) produzirem uma reestruturação sintática do período. c) apresentarem sentidos similares. d) harmonizarem sensações agradáveis e desagradáveis. e) associarem características sensoriais distintas.