ENEM Linguagens e Matemática 2014 – Questão 100

Linguagens / Português
Só há uma saída para a escola se ela quiser ser mais bem-sucedida: aceitar a mudança da língua como um fato. Isso deve significar que a escola deve aceitar qualquer forma da língua em suas atividades escritas? Não deve mais corrigir? Não! Há outra dimensão a ser considerada: de fato, no mundo real da escrita, não existe apenas um português correto, que valeria para todas as ocasiões: o estilo dos contratos não é o mesmo do dos manuais de instrução; o dos juízes do Supremo não é o mesmo do dos cordelistas; o dos editoriais dos jornais não é o mesmo do dos cadernos de cultura dos mesmos jornais. Ou do de seus colunistas.
POSSENTl, S. Gramática na cabeça. Língua Portuguesa,
ano 5.º, n.º 67, maio 2011 (adaptado).

Sírio Possenti defende a tese de que não existe um único “português correto”. Assim sendo, o domínio da língua portuguesa implica, entre outras coisas, saber
a) descartar as marcas de informalidade do texto.
b) reservar o emprego da norma padrão aos textos de circulação ampla.
c) moldar a norma padrão do português pela linguagem do discurso jornalístico.
d) adequar as formas da língua a diferentes tipos de texto e contexto.
e) desprezar as formas da língua previstas pelas gramáticas e manuais divulgados pela escola.
Esta questão recebeu 422 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 3ªAplicação Linguagens e Matemática 2014 – Questão 94
Disponível em: www.google.com.br. Acesso em: 27 fev. 2012. ...
Base dudow 2000 – Questão 44
Assinalar a alternativa em que a função apelativa da linguagem é a que prevalece: a) Trago no meu peito um sentimento de solidão sem fim... b) "Não discuto com o destino o que pintar eu assino" c) Machado de Assis é um dos maiores escritores brasileiros. d) Conheça você também a obra desse grande mestre. e) Semântica é o estudo da significação das palavras.
UNESP 2014 – Questão 14
Segundo os autores, os pecados declarados no confessionário a) representam uma autorização para voltar a pecar. b) não tornam a ser cometido pelos crentes. c) deixam de ser pecados nas próximas vezes. d) não são tão graves que mereçam confissão. e) voltam a ser cometidos como sempre.
ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 93
Hip hop music ...
ENEM Linguagens (91-135) 2012 – Questão 132
NIEMAN, D. Exercício e saúde. ...