ENEM Linguagens e Matemática 2014 – Questão 104

Linguagens / Português
Uso de suplementos alimentares por adolescentes
 
  Evidências médicas sugerem que a suplementação alimentar pode ser benéfica para um pequeno grupo de pessoas, aí incluídos atletas competitivos, cuja dieta não seja balanceada. Tem-se observado que adolescentes envolvidos em atividade física ou atlética estão usando cada vez mais tais suplementos. A prevalência desse uso varia entre os tipos de esportes, aspectos culturais, faixas etárias (mais comum em adolescentes) e sexo (maior prevalência em homens). Poucos estudos se referem a frequência, tipo e quantidade de suplementos usados, mas parece ser comum que as doses recomendadas sejam excedidas.
  A mídia é um dos importantes estímulos ao uso de suplementos alimentares ao veicular, por exemplo, o mito do corpo ideal. Em 2001, a indústria de suplementos alimentares investiu globalmente US$ 46 bilhões em propaganda, como meio de persuadir potenciais consumidores a adquirir seus produtos. Na adolescência, período de autoafirmação, muitos deles não medem esforços para atingir tal objetivo.
ALVES. C.; LIMA. R.J. Pediatr. v.85. n.º 4. 2009 (fragmento).
 
Sobre a associação entre a prática de atividades físicas e o uso de suplementos alimentares, o texto informa que a ingestão desses suplementos
a) é indispensável para as pessoas que fazem atividades físicas regularmente.
b) é estimulada pela indústria voltada para adolescentes que buscam um corpo ideal.
c) é indicada para atividades físicas como a musculação com fins de promoção da saúde.
d) direciona-se para adolescentes com distúrbios metabólicos e que praticam atividades físicas.
e) melhora a saúde do indivíduo que não tem uma dieta balanceada e nem pratica atividades físicas.
Esta questão recebeu 402 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 6
Um amor desse ...
ENEM 2007 – Questão 6
A figura abaixo é parte de uma campanha publicitária. ...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 136
Um professor dividiu a lousa da sala de aula em quatro partes iguais. Em seguida, preencheu 75% dela com conceitos e explicações, conforme a figura seguinte. Algum tempo depois, o professor apagou a lousa por completo e, adotando um procedimento semelhante ao anterior, voltou a preenchê-la, mas, dessa, vez, utilizando 40% do espaço dela. Uma representação possível para essa segunda situação é a) b) c) d) e)
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 101
PROCURE DIREITO PARA CHEGAR ONDE QUER ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2014 – Questão 106
Jornal Zero Hora, 2 mar. 2006. ...