ENEM Linguagens e Matemática 2016 – Questão 106

Linguagens / Português
TEXTO I
Entrevistadora – eu vou conversar aqui com a professora A. D. ... o português então não é uma língua difícil?
Professora – olha se você parte do princípio... que a
língua portuguesa não e só regras gramaticais... não se você se apaixona pela língua que você... já domina que você já fala ao chegar na escola se o teu professor cativa você a ler obras da literatura. ... obras da/dos meios de comunicação... se você tem acesso a revistas... é... a livros didáticos... a... livros de literatura o mais formal o e/o difícil é porque a escola transforma como eu já disse as aulas de língua portuguesa em análises gramaticais.
 
TEXTO II
Entrevistadora – Vou conversar com a professora A. D.O português e uma língua difícil?
Professora – Não, se você parte do princípio que a língua portuguesa não é só regras gramaticais. Ao chegar à escola, o aluno já domina e fala a língua. Se o professor motivá-lo a ler obras literárias, e se tem acesso a revistas, a livros didáticos, você se apaixona pela língua. O que torna difícil é que a escola transforma as aulas de língua portuguesa em análises gramaticais.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita:
atividades deretextualização. São Paulo: Cortez, 2001(adaptado).
 
O Texto I é a transcrição de uma entrevista concedida por uma professora de português a um programa de rádio. O Texto II é a adaptação dessa entrevista para a modalidade escrita. Em comum, esses textos
a) apresentam ocorrências de hesitações e reformulações.
b) são modelos de emprego de regras gramaticais.
c) são exemplos de uso não planejado da língua.
d) apresentam marcas da linguagem literária.
e) são amostras do português culto urbano.
Esta questão recebeu 453 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UFSM 2012 ps3 - todas menos Ing, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 1
Para responder à questão, leia a introdução de um artigo que trata da história da arte brasileira, particularmente da pintura. ...
UERJ 2006 – Questão 8
Entre os traços estilísticos presentes no poema, destaca-se o emprego da pontuação em desacordo com as prescrições propostas pela norma culta. A passagem do texto modificada para atender aos padrões de pontuação da norma culta está presente em: a) Seu anel ao mar, (v. 2) b) Que, se o não trouxerdes, (v. 5) c) Não tardou voltaram, (v. 9) d) - Ide-os, lá, buscar (v. 16)
UEL 2016 – Questão 17
Sobre a linguagem e seus recursos empregados na crônica, considere as afirmativas a seguir. ...
UFSCar - Por e Ing 2007 – Questão 1
Nesse texto, o autor: a) oferece duas alternativas de raciocínio para o após-a-morte. b) defende, de qualquer maneira, o investimento na vida física. c) defende as religiões orientais que propõem a sobrevida do espírito. d) fala sobre investimentos financeiros a longo prazo. e) defende a ideia de correr riscos agora, sem a esperança no porvir.
FATEC (2ºsem) 2006 – Questão 44
Considere as seguintes afirmações sobre trechos do texto: ...