ENEM PPL - Linguagens e Humana 2022 – Questão 13

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Bondade fazia jus ao apelido. Não tinha pouso certo.
Morava em lugar algum, a não ser no coração de todos.
— Para que ter pouso certo? — dizia ele. — Homem devia ser que nem passarinho, ter asas para voar. Já rodei. Já vivi favela e mais favela, já vivi debaixo de pontes, viadutos... Já vivi matos e cidades. Já vaguei, vaguei... Muito tempo estou por aqui nesta favela. Aqui é grande como uma cidade. Há tanto barraco para entrar, tanta gente para se gostar!
O tempo ia passando, Bondade ficando ali. Comia em casa de um, bebia em casa de outro. Era amigo comum de dois ou mais inimigos. Não era traidor nem mediador também. Quando chegava à casa de um, por mais que indagassem, por mais que futricassem, Bondade não abria a boca. Desconversava, conversava, e a intriga morria logo.
Vivia intensamente cada lugar em que chegava. Cada casa, cada pessoa, cada miséria e grandeza a seu tempo certo, no seu exato momento.
EVARISTO, C. Becos da memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2013.


No texto, o apelido dado ao personagem incorpora valores humanos relativos à sua
a) generosidade em relação às demandas da comunidade onde vive.
b) capacidade de desprendimento material e benevolência afetiva.
c)  experiência em ignorar as provocações de seus inimigos.
d) coragem em assumir uma vida de solidão e privações.
e) incapacidade de expressar emoções e sentimentos.
Esta questão recebeu 282 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1º Aplicação - Linguagens e Matemática 2015 – Questão 97
Primeiro surgiu o homem nu de cabeça baixa. Deus veio num raio. Então apareceram os bichos que comiam os homens. E se fez o fogo, as especiarias, a roupa, a espada e o dever. Em seguida se criou a filosofia, que explicava como não fazer o que não...
Base dudow 2000 – Questão 65
O realismo foi um movimento de: a) volta ao passado; b) exacerbação ultrarromântica; c) maior preocupação com a objetividade; d) irracionalismo; e) moralismo.
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 110
Os que fiam e tecem unem e ordenam materiais dispersos que, de outro modo, seriam vãos ou quase. Pertencem à mesma linhagem FIANDEIRA CARNEIRO FUSO LÃ dos geômetras, estabelecem leis e pontos de união para o desuno. Antes do fuso, da roca, do...
ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 48
O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) reuniu historiadores, romancistas, poetas, administradores públicos e políticos em torno da investigação a respeito do caráter brasileiro. Em certo sentido, a estrutura dessa instituição,...
UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 26
No trecho 2, o narrador: a) almeja viver de outra forma para deixar de enganar a si próprio. b) atribui a Madalena a impossibilidade de viver plenamente sua vida. c) sabe que tudo aconteceria da mesma forma por conta de Madalena. d) reconhece, incomodado, a impossibilidade de mudar e viver de outro jeito. e) acredita que não pode mudar pelo fato de não ter Madalena a seu lado.