ENEM PPL Linguagens e Humanas 2018 – Questão 22

Linguagens / Português
A ascensão das novas tecnologias de comunicação causou alvoroço, quando não gerou discursos apocalípticos acerca da finitude dos objetos nos quais se ancorava a cultura letrada. As atenções voltaram-se, sobretudo, para o mais difundido de todos esses objetos: o livro impresso. A crer nesses diagnósticos sombrios, os livros e a noção romântica de autoria estavam fadados ao desaparecimento. O triunfo do hipertexto e a difusão dos e-books inscreveriam um marco na linha do tempo, semelhante aos daqueles suscitados pelo advento da escrita e da “revolução do impresso”. Decerto porque as mudanças no padrão tecnológico de comunicação alteram práticas e representações culturais. Contudo, os investigadores insistem que uma perspectiva evolutiva e progressiva acaba por obscurecer o fato de que as normas, as funções e os usos da cultura letrada não são compartilhados de maneira igual, como também não anulam as formas precedentes.
Apesar dos avanços, a história da leitura não pode restringir seu interesse ao livro, tendo de considerar outras formas de impresso de ampla circulação e suportes de textos não impressos. Isso é particularmente relevante no Brasil, onde a imprensa aportou tardiamente e o letramento custou a se espalhar pela sociedade.
SCHAPOCHNIK, N. Cultura letrada: objetos e práticas – uma introdução. In: ABREU, M.;SCHAPOCHNIK, N. (Org.). Cultura letrada no Brasil: objetos e práticas.Campinas: Mercado das Letras, 2005 (adaptado)

 
Nesse texto, ao abordar o desenvolvimento da cultura letrada no país, o autor defende a ideia de que
a) livros eletrônicos revolucionam ações de letramento.
b) veículos midiáticos interferem na formação de leitores.
c) tecnologias de leitura novas desconsideram as anteriores.
d) aparatos tecnológicos prejudicam hábitos culturais.
e) práticas distintas constroem a história da leitura.
Esta questão recebeu 195 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 103
O acervo do Museu da Língua Portuguesa é o nosso idioma, um “patrimônio imaterial” que não pode ser, por isso, guardado e exposto em uma redoma de vidro. Assim, o museu, dedicado à valorização e difusão da língua portuguesa,...
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 62
Gifford Pinchot, engenheiro florestal treinado na Alemanha, criou o movimento de conservação dos recursos, apregoando o seu uso racional. Na verdade, Pinchot agia dentro de um contexto de transformação da natureza em mercadoria. Na sua...
UNESP 2014 – Questão 6
Segundo o autor, desde o final do século 20, as novas tecnologias e softwares voltados para a música beneficiaram a) as lojas especializadas na venda de discos de vinil e digitais. b) os distribuidores de discos de vinil no mercado internacional. c) as grandes gravadoras e produtoras nacionais de discos. d) as grandes redes de supermercados e shoppings. e) os usuários interessados em compartilhar músicas.
ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 89
Os verdadeiros filósofos, tornados senhores da cidade, sejam eles muitos ou um só, desprezam as honras como as de hoje, por julgá-las indignas de um homem livre e sem valor algum, mas, ao contrário, têm em alta conta a retidão e as honras...
UNESP 2012 – Questão 2
... cheios de fel e de tédio... Nesta passagem do sexto parágrafo, o cronista se utiliza figuradamente da palavra fel para significar a) rancor. b) eloquência. c) esperança. d) medo. e) saudade.