ENEM PPL Linguagens e Humanas 2019 – Questão 28

Linguagens / Português
O craque crespo
 
Desde que Neymar despontou no futebol, uma de suas marcas registradas é o cabelo. Sempre com um visual novo a cada campeonato. Mas nesses anos de carreira ainda faltava o ídolo fazer uma aparição nos gramados com seu cabelo crespo natural, que ele assumiu recentemente para a alegria e a autoestima dos meninos cacheados que sonham ser craques um dia.
É difícil assumir os cachos e abandonar a ditadura do alisamento em um mundo onde o cabelo liso é tido como o padrão de beleza ideal. Quando conseguimos fazer a transição capilar, esse gesto nos aproxima da nossa real identidade e nos empodera. Falo por experiência própria. Passei 30 anos usando cabelos lisos e já nem me lembrava de como eram meus fios naturais. Recuperar a textura crespa, para além do cuidado estético, foi um ato político, de aceitação, de autorreconhecimento e de redescoberta da minha negritude.
O discurso dos fios naturais tem ganhado uma representação cada vez mais positiva, valorizando a volta dos cachos sem cair no estereótipo do “exótico”, muito comum no Brasil. O cabelo crespo, definitivamente, não é uma moda passageira. Torço que para Neymar também não seja. Alexandra Loras é ex-consulesa da França em São Paulo, empresária, consultora de empresas e autora de livros.
LORAS, A. O craque crespo. Disponível em: http://diplomatique.org.br. Acesso em: 1 set. 2017.

Considerando os procedimentos argumentativos presentes nesse texto, infere-se que o objetivo da autora é
a) valorizar a atitude do jogador ao aderir à moda dos cabelos crespos.
b) problematizar percepções identitárias sobre padrões de beleza.
c) apresentar as novas tendências da moda para os cabelos.
d) relatar sua experiência de redescoberta de suas origens.
e) evidenciar a influência dos ídolos sobre as crianças.
Esta questão recebeu 226 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP 2018 – Questão 27
“Em sua teoria da relatividade geral, ele mostrou que a presença de massa (ou de energia) também influencia a passagem do tempo, embora esse efeito seja irrelevante em nosso dia a dia.” Ao se converter o trecho destacado para a voz passiva, o verbo “influencia” assume a seguinte forma: a) é influenciada. b) foi influenciada. c) era influenciada. d) seria influenciada. e) será influenciada.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 18
Esporte e cultura: análise acerca da esportivização de práticas corporais nos jogos indígenas ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2014 – Questão 129
No Brasil, a origem do funk e do hip-hop remonta aos anos 1970, quando da proliferação dos chamados “bailes black” nas periferias dos grandes centros urbanos. Embalados pela black music americana, milhares de jovens encontravam nos bailes de...
ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 53
TEXTO I ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 20
Que tal transformar a internet em palco para a dança? ...