ENEM PPL Linguagens e Matemática 2016 – Questão 101

Linguagens / Português
A palavra e a imagem têm o poder de criar e destruir, de prometer e negar. A publicidade se vale deste recurso linguístico-imagético como seu principal instrumento. Vende a ficção como o real, o normal como algo fantástico; transforma um carro em um símbolo de prestígio socíal, uma cerveja em uma loira bonita, e um cidadão comum num astro ou estrela, bastando tão somente utilizar o produto ou serviço divulgado. Assim, fazer o banal tomar-se o ideal é tarefa ordinária da linguagem publicitária.
ALMEIDA, W. M: A Linguagem publícitaria e o estrangerismo. Língua Portuguesa,n 35.jan 2012.

 
Alguns elementos linguísticos estabelecem relações entre as diferentes partes do texto. Nesse texto, o vocábulo "Assim" tem a função de
a) contrariar os argumentos anteriores.
b) sintetizar as informações anteriores.
c) acrescentar um novo argumento.
d) introduzir uma explicação.
e) apresentar uma analogia.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 15
O texto deixa claro que o cidadão de hoje a) não é afetado pelas opiniões contraditórias dos especialistas.b) consegue diferenciar a gripe comum da gripe A.c) carece de informações mais claras e pontuais sobre a gripe A.d) tem informações suficientes para resguardar-se das doenças. e) age de forma precipitada por qualquer problema de saúde.
PASUSP 2009 – Questão 5
Na frase “Na literatura, como na natureza, nada se ganha e nada se perde, tudo se transforma”, o termo como expressa a ideia de a) causa. b) finalidade. c) tempo. d) comparação. e) condição.
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 119
Na sociedade moderna, a maioria das relações humanas é medida e mediada pelo dinheiro. O dinheiro que você tem define onde você mora, o que come, como se veste e se desloca, sua educação e sua saúde. Por isso, ricos e pobres, materialistas e...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2012 – Questão 175
Pensando em desenvolver atividade física e reduzir gasto com energia elétrica em sua residência, uma pessoa resolveu instalar uma bomba d’água acoplada a uma bicicleta ergométrica. Após alguns dias de atividade física,...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2014 – Questão 131
Disponível em: www.portaldapropaganda.com.br. Acesso em: 28 jul. 2013. Essa propaganda defende a transformação social e a diminuição da violência por meio da palavra. Isso se evidencia pela a) predominância de tons claros na composição da peça publicitária. b) associação entre uma arma de fogo e um megafone. c) grafia com inicial maiúscula da palavra “voz” no slogan. d) imagem de uma mão segurando um megafone. e) representação gráfica da propagação do som.