ENEM PPL 2017 – Questão 15

Linguagens / Português
Pela primeira vez na vida teve pena de haver tantos assuntos no mundo que não compreendia e esmoreceu. Mas uma mosca fez um ângulo reto no ar, depois outro, além disso, os seis anos são uma idade de muitas coisas pela primeira vez, mais do que uma por dia e, por isso, logo depois, arribou. Os assuntos que não compreendia eram uma espécie de tontura, mas o llídio era forte.
Se calhar estava a falar de tratar da cabra: nunca esqueças de tratar da cabra. O llídio não gostava que a mãe o mandasse tratar da cabra. Se estava ocupado a contar uma história a um guarda-chuva, não queria ser interrompido. Às vezes, a mãe escolhia os piores momentos para chamá-lo, ele podia estar a contemplar um segredo, por isso, assustava-se e, depois, irritava-se. Às vezes, fazia birras no meio da rua. A mãe envergonhava-se e, mais tarde, em casa, dizia que as pessoas da vila nunca tinham visto um menino tão velhaco. O llídio ficava enxofrado, mas lembrava-se dos homens que lhe chamavam reguila, diziam ah, reguila de má raça. Com essa memória, recuperava o orgulho. Era reguila, não era velhaco. Essa certeza dava-lhe forças para protestar mais, para gritar até, se lhe apetecesse.
PEIXOTO, J. L. Livro. São Paulo: Cia. das Letras. 2012.


No texto, observa-se o uso característico do português de Portugal, marcadamente diferente do uso do português do Brasil. O trecho que confirma essa afirmação é:
a) “Pela primeira vez na vida teve pena de haver tantos assuntos no mundo que não compreendia e esmoreceu."
b) “Os assuntos que não compreendia eram uma espécie de tontura, mas o llídio era forte."
c) “Essa certeza dava-lhe forças para protestar mais, para gritar até, se lhe apetecesse.”
d) “Se calhar estava a falar de tratar da cabra: nunca esqueças de tratar da cabra.”
e) “O llídio não gostava que a mãe o mandasse tratar da cabra.”
Esta questão recebeu 132 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 75
A estética relativamente estável do modernismo fordista cedeu lugar a todo o fermento, instabilidade e qualidades fugidias de uma estética pós-moderna que celebra a diferença, a efemeridade, o espetáculo, a moda e a mercadificação de formas...
ENEM PPL Espanhol 2021 – Questão 3
Disponível em: www.publibace.com. Acesso em: 10 dez. 2017. Considerando-se os elementos verbais e não verbais do anúncio publicitário, a expressão “echémosle Ia mano” convoca o leitor para a) consumir produtos reciclados no dia a dia. b) atuar em conjunto na preservação do planeta. c) trabalhar na empresa responsável pela propaganda. d) divulgar alternativas de combate ao desperdício de papel. e) colaborar com indústrias gráficas preocupadas com o meio ambiente.
UNESP 2019 – Questão 58
Nosso conhecimento científico “está começando a nos capacitar a interferir diretamente nas bases biológicas ou psicológicas da motivação humana, por meio de drogas ou por seleção ou engenharia genética, ou usando dispositivos externos que...
ENEM 2ed. Hum (1-45) e Nat (46-90) 2010 – Questão 77
O pH do solo pode variar em uma faixa significativa devido a várias causas. Por exemplo, o solo de áreas com chuvas escassas, mas com concentrações elevadas do sal solúvel carbonato de sódio (Na2CO3), torna-se básico devido à reação de...
UERJ 2019 – Questão 9
No sexto parágrafo, a interlocução com o leitor é explicitamente marcada pelo emprego de: a) pergunta. b) estatística. c) depoimento. d) coloquialismo.