FATEC (2ºsem) 2009 – Questão 4

Ciências Humanas / História / A Crise do Socialismo Autoritário e a Nova Ordem Mundial / A "Nova Ordem" (Anos 90 -)
 Após a década de 1990, foi possível ver de maneira mais clara as mudanças nas formas de organização do trabalho, principalmente nos países industriais. Identifique a alternativa que apresenta uma dessas mudanças.
 
a) As classes operárias tornaram-se vítimas das novas tecnologias, sobretudo os homens e mulheres não qualificados das linhas de produção em massa, que poderiam ser mais facilmente substituídos por maquinário automatizado.
b) O movimento sindical ganhou força após a inclusão de grandes massas operárias, que obtiveram lugar garantido no mercado de trabalho principalmente nas empresas de alta tecnologia, tanto nacionais como estrangeiras.
c) Os trabalhadores industriais passaram a ter um papel de destaque no processo produtivo, pois os novos equipamentos fabris, para serem acionados e controlados, dependiam de grande quantidade de força humana bruta.
d) As indústrias modernas, ao intensificarem a produção de manufaturas, atraíram um grande contingente de população rural, com baixa qualificação e com salários reduzidos, para os grandes centros urbanos dos países centrais.
e) A organização fabril, baseada nos moldes do fordismo, necessitava de operários com pouca instrução escolar para trabalhar no controle da produção como forma de garantir a disciplina e a redução do grau de contestação sindical.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 29
Sobre o Período Napoleônico é correto afirmar que: ...
Base dudow 2000 – Questão 14
No governo de D. Pedro I, a situação do Brasil: ...
Base dudow 2000 – Questão 12
Entre 1814 - 1815, representantes das nações européias reuniram-se no chamado Congresso de Viena. As principais discussões desses encontros giraram em torno: ...
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2014 – Questão 36
TEXTO I ...
Base dudow 2000 – Questão 13
O período compreendido entre os séculos XIV e XV caracterizou-se: a) pela formação do estado democrático substituindo o estado feudal; b) pela constituição de contingentes militares nos moldes feudais; c) pelo fortalecimento econômico da classe nobre, apoiando a realeza; d) pela substituição do regime feudal pelas monarquias absolutas; e) pela substituição do sistema de pluralidade de moedas, prejudicando o desenvolvimento comercial.