FATEC 2008 – Questão 47

Linguagens / Português EF / Semântica / Leitura e interpretação de texto
TEXTO II
Do jeito que eu quero ser
Os sites que abrem portas para mundos virtuais em três dimensões, como o Second Life ou o do jogo Star Wars Galaxies, são um dos grandes sucessos atuais da internet. Não é para menos. Eles tornam corriqueira e divertida uma prática que a psicanálise há tempos detectou ser comum a todos os seres humanos – a de projetar uma imagem ideal de si mesmo através de outras pessoas. É o que se faz, por exemplo, quando se pensa em ganhar na loteria e levar uma vida igual à dos milionários que aparecem nas revistas. Na internet, essa projeção de si próprio se chama avatar e não existe apenas na mente de cada um. Ela se materializa nos personagens criados para participar dos mundos virtuais. No mundo dos avatares não existe a baixa auto-estima. Todo mundo pode ser forte, atraente e dono de grandes habilidades sociais. É possível também se transmutar num personagem de desenho animado. Pode-se até mudar de sexo. Apenas no Second Life, perto de 9 milhões de avatares já foram inventados em todo o mundo. Os criadores dos personagens permanecem sentados à frente de seus computadores, mas suas criaturas ganham o mundo, lutam em guerras, eliminam monstros ou simplesmente namoram nas ruas de cidades imaginárias – mas bem reais na tela do monitor.
(Veja Especial – Tecnologia, agosto, 2007, p. 18)
Afirma-se que o texto
I. faz a apologia dos ambientes virtuais, afirmando os como oportunidade de ascensão social;
II. equipara os avatares à projeção psicanalítica da imagem do indivíduo num outro ser;
III. concebe negativamente o mundo virtual, visto que nele as pessoas não conseguem resolver suas questões de baixa auto-estima;
IV. argumenta que o avatar é capaz de conferir ao indivíduo uma nova visão de si mesmo, dando-lhe uma personalidade melhor.

É correto o que afirma apenas em
a) I.
b) II.
c) I e II.
d) III.
e) III e IV.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC (2ºsem) 2009 – Questão 28
Viajando a 70 km/h, o motorista acelera o carro a fim de ultrapassar um caminhão. Quando atinge velocidade de 90 km/h a tampa do porta-luvas do carro começa a vibrar. No momento em que o velocímetro registra 100 km/h, a tampa do porta-luvas para de vibrar. Esse fenômeno de vibração é um exemplo de a) interferência construtiva. b) efeito Doppler. c) ressonância. d) difração. e) refração.
UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 17
A atração inicial entre Rita e Jerônimo não acontece na cena descrita. Segundo o texto, pode-se inferir que ela se relaciona com a) uma dose de parati. b) a cama de Rita. c) uma xícara de café. d) o perfume de Rita. e) o olhar de Rita.
FATEC 2015 – Questão 39
Durante uma corrida de Formula Indy ou de Fórmula 1, os pilotos ficam sujeitos a um microambiente quente no cockpit que chega a atingir 50°C, gerado por diversas fontes de calor (do Sol, do motor, do terreno, do metabolismo cerebral, da atividade...
ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 44
Espaço e memória ...
FATEC 2014 – Questão 26
Segundo as indicações do texto, o gráfico apresentado a) é usado como parâmetro para compor um modelo de educação para muitas crianças. b) traz resultados que são aplicados à redução do consumo de energia luminosa. c) traz resultados que foram obtidos a partir da interpretação de histórias infantis. d) é usado como indicativo da possível existência de uma partícula subatômica. e) é usado, metaforicamente, como modelo do desenvolvimento físico infantil.