FGV Administração 2010 – Questão 18

Linguagens / Português / Período Composto – Conjunção e Elementos Coesivos / Conjunção
Herdeiro já era muito; mas universal... Esta palavra inchava as bochechas à herança1. Herdeiro de tudo, nem uma colherinha menos. E quanto seria tudo? Ia ele pensando. Casas, apólices, ações, escravos, roupa, louça, alguns quadros, que ele teria na Corte2, porque era homem de muito gosto, tratava de coisas de arte com grande saber. E livros? devia ter muitos livros, citava muitos deles. Mas em quanto andaria tudo? Cem contos? Talvez duzentos. Era possível; trezentos mesmo não havia que admirar. Trezentos contos! trezentos! E o Rubião tinha ímpetos de dançar na rua3. Depois aquietava-se; duzentos que fossem4, ou cem, era um sonho que Deus Nosso Senhor lhe dava, mas um sonho comprido, para não acabar mais5.
A lembrança do cachorro pôde tomar pé no torvelinho de pensamentos que iam pela cabeça do nosso homem6. Rubião achava que a cláusula era natural7, mas desnecessária, porque ele e o cão eram dois amigos, e nada mais certo que ficarem juntos8, para recordar o terceiro amigo, o extinto, o autor da felicidade de ambos. Havia, sem dúvida, umas particularidades na cláusula, uma história de urna, e não sabia que mais; mas tudo se havia de cumprir, ainda que o céu viesse abaixo9... Não, com a ajuda de Deus, emendava ele. Bom cachorro! Excelente cachorro!
Rubião não esquecia que muitas vezes tentara enriquecer com empresas que morreram em flor. Supôs-se naquele tempo um desgraçado, um caipora, quando a verdade era que “mais vale quem Deus ajuda do que quem cedo madruga”. Tanto não era impossível enriquecer, que estava rico.
—Impossível, o quê? exclamou em voz alta10.
Impossível é a Deus pecar. Deus não falta a quem promete. 
Machado de Assis, Quincas Borba.
Na oração “ainda que o céu viesse abaixo” (ref. 9), a locução “ainda que” estabelece o mesmo tipo de relação sintático-semântica que o vocábulo “que” em:
a) “duzentos que fossem” (ref. 4) .
b) “que ele teria na Corte” (ref. 2)
c) “Impossível, o quê? exclamou em voz alta.” (ref. 10)
d) “que ficarem juntos” (ref. 8)
e) “que a cláusula era natural” (ref. 7)

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 10
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase, na sequência. Regina estava _____ indecisa quanto _____ mandar _____ faturas _____ ___notas fiscais e se _____ folha bastaria para o bilhete. a) meia; à; as; anexo; às; meia. b) meia; à; as; anexas; as; meia. c) meio; a; às; anexo; às; meio. d) meia; a; às; anexo; as; meio. e) meio; a; as; anexas; às; meia.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2014 – Questão 120
E se a água potável acabar? O que aconteceria se a água potável do mundo acabasse? ...
Base dudow 2000 – Questão 7
Enquanto um misto de tragédia e pantomima se desenrola aos nossos olhos atônitos, escrevo esta coluna meio ressabiada: como estará o Brasil quando ela for publicada, isto é, em dois dias? Estamos no meio de um vendaval desconcertante: numa...
UNESP (julho) 2011 – Questão 12
... ultrapassou e saiu iniciando um show de resistência, em passadas vigorosas e perfeitas... A palavra da língua inglesa show apresenta, na passagem acima, o sentido de: a) escândalo. b) exibição. c) diálogo. d) protesto. e) filme.
UFSCar - Por e Ing 2005 – Questão 4
Sobre as palavras director, facto e fato, pode-se dizer que: a) director poderia ser escrito de modo diferente e as outras duas têm o mesmo sentido. b) director deve permanecer com c, diferentemente de facto, que poderia perder essa letra. c) facto e fato significam coisas diferentes e director poderia ser escrito sem c. d) as três palavras apresentam diferenças de prosódia e não de grafia. e) apenas director e fato constam no vocabulário ortográfico brasileiro.