FGV Economia 2010 – Questão 51

Ciências Humanas / História / Segundo Reinado / Economia do Século XIX
É constante que o tabaco do Brasil é tão necessário para o resgate de negros quanto os mesmos negros são precisos para a conservação da América portuguesa. Nas mesmas circunstâncias se acham outras nações que têm colônias; nenhuma delas se pode sustentar sem escravos e todas precisam do nosso tabaco para o comércio de resgate …
(Instrução dada ao Marquês de Valença por Martinho de Melo e Castro em10 de setembro de 1779 apud Mafalda P. Zemella, O abastecimento dacapitania das Minas Gerais no século XVIII. Adaptado.)
 
A partir do documento, é correto afirmar que
a) o caráter de extrema especialização da exploração dos metais preciosos trouxe uma série de descuidos com as outras atividades econômicas, como o tabaco e o açúcar, desorganizando toda a economia colonial.
b) a especificidade da exploração de ouro no interior da colônia brasileira exigiu uma mão de obra também específica: trabalhadores em condição intermediária entre o trabalho compulsório e o trabalho livre.
c) com a exploração aurífera em Minas Gerais, a necessidade de mão de obra compulsória fez com que aumentasse a produção de tabaco, pois essa mercadoria servia como moeda de troca para escravos na África.
d) com a presença holandesa no nordeste do Brasil e a proibição metropolitana em relação ao comércio interno, inúmeros prejuízos atingiram a economia colonial, em especial a produção de tabaco de Pernambuco.
e) devido ao extremo cuidado com a mineração, o Conselho Ultramarino proibiu a produção de tabaco fora da Bahia e exigiu que a chegada de escravos da África fosse feita apenas pelo porto do Rio de Janeiro.

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2011 – Questão 88
No trecho do segundo parágrafo – an average of 35.5 percent of official gross domestic product slipped through the cracks – a expressão slipped through the cracks tem sentido equivalente, em português, a a) escorreu pelo ralo. b) deu com os burros n’água. c) tanto bateu que levou. d) encontrou seu caminho. e) teve jogo de cintura.
FGV Economia 2009 – Questão 97
Devido a forças dissipativas, parte da energia mecânica de um sistema foi convertida em calor, circunstância caracterizada pelo gráfico apresentado. Sabendo-se que a variação da energia potencial desse sistema foi nula, o trabalho realizado sobre o sistema nos primeiros 4 segundos, em J, foi, em módulo: a) 3600. b) 1200. c) 900. d) 800. e) 600.
FGV Economia 2011 – Questão 31
Os vegetais e alguns micro-organismos captam energia proveniente do sol, convertendo-a numa forma disponível para os demais organismos de um ecossistema. Este processo é resultado da captação de luz a) visível e sua transformação em energia mecânica. b) visível e sua transformação em energia química. c) ultravioleta e sua transformação em energia mecânica. d) infravermelha e sua transformação em energia mecânica. e) infravermelha e sua transformação em energia térmica.
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 46
Ao longo da história, os movimentos sociais são produtores de novos valores e objetivos, criando novas normas para organizar a vida social. Os movimentos sociais exercem o contrapoder construindo-se mediante um processo de comunicação autônoma,...
FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 34
Considere o texto apresentado para responder à questão. ...