FGV Economia 2010 – Questão 55

Ciências Humanas / História / Segundo Reinado / Política Externa
Uma abordagem crítica desse conflito revela crimes de guerra cometidos por Caxias, pelo conde d’Eu; põe a nua matança de meninos de nove a quinze anos (…) dá nos o perfil inteiro do massacre de um povo e, mais do que isso, mostra o Império do Brasil a serviço da Inglaterra, esmagando um país livre para não desequilibrar o sistema de dominação que o imperialismo inglês mantinha na América do Sul.
          (Júlio José Chiavenato, A guerra contra o Paraguai)
 
Na primeira década de 1860, o governo paraguaio (…) buscou ter participação ativa nos acontecimentos platinos, apoiando o governo uruguaio hostilizado pela Argentina e pelo Império [do Brasil]. (…) A Guerra do Paraguai foi, na verdade, resultado do processo de construção dos Estados nacionais no Rio da Prata e, ao mesmo tempo, marco nas suas consolidações.
                                                   (Francisco Doratioto, Maldita guerra)

Os fragmentos permitem que se conclua que
a) a Guerra do Paraguai foi um evento sobre o qual é possível a construção de interpretações diversas, muitas vezes conflitantes.
b) os interesses britânicos foram os únicos responsáveis pela Guerra do Brasil, como esse conflito é conhecido no Paraguai.
c) as repúblicas sulamericanas objetivavam destruir o Império brasileiro, pela ligação deste com os interesses do capitalismo inglês.
d) a reunificação do Prata, apoiada pelo Império brasileiro, fez aguçar as tensões diplomáticas com a Argentina e o Uruguai.
e) a maior guerra da América do Sul teve início com agressão uruguaia ao Paraguai, devido aos acordos
secretos dessa nação com a Argentina.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 2
“ – O que é o Terror? ...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2012 – Questão 2
Em 1937, Guernica, na Espanha, foi bombardeada sob o comando da força aérea da Alemanha nazista, que apoiou os franquistas durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). ...
Base dudow 2000 – Questão 43
O Plano Marshall contribuiu de forma decisiva para: a) a implantação do capitalismo nas antigas repúblicas da ex-URSS. b) a reconstrução da Europa Ocidental após a Segunda Guerra Mundial. c) o processo de paz no Oriente Médio. d) o desenvolvimento industrial dos "Tigres Asiáticos". e) a redução dos arsenais nucleares da OTAN.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 70
TEXTO I Interseccionalidade: intercruzamento de desigualdades que gera padrões complexos de discriminação. Considerando o conceito apresentado no Texto I e os dados apresentados no Texto II, no Brasil, são fatores que intensificam o fenômeno da discriminação: a) Raça e gênero. b) Etnia e habitação. c) Idade e nupcialidade. d) Profissão e sexualidade. e) Escolaridade e fecundidade.
FGV Economia 2011 – Questão 122
Sabe-se que, na frase, vocativo é um termo independente, pelo qual se interpela o leitor ou o ouvinte. Na tira de Laerte, é possível atribuir ao vocativo, de que se valem pai e filho, a função adicional de ...