FMABC 2019 – Questão 18

Linguagens / Literatura
Em São Bernardo, Graciliano Ramos denuncia
a) o convênio de mútua colaboração entre coronéis e cangaceiros para lucrar em uma região castigada pela seca.
b) as práticas de enriquecimento ilícito e as relações de favor típicas do capitalismo rural brasileiro.
c) a ação predatória da burguesia ascendente ao se apropriar de terras reservadas à reforma agrária.
d) a decadência dos engenhos de cana-de-açúcar devido a políticas públicas que privilegiavam a cafeicultura.
e) o ciúme excessivo que pode acometer algumas pessoas que se deixam guiar por impulsos românticos.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2015 – Questão 55
Escrever mal é difícil, declarou um dos maiores escritores contemporâneos. Durante debate para divulgar seu romance O homem que amava os cachorros, o cubano Leonardo Padura caçoou de autores de best-sellers. “Escrever livros como os de Paulo...
UNESP 2021 – Questão 16
A narrativa de Millôr Fernandes afasta-se do modelo tradicional da fábula na medida em que emprega um tom a) moralizante. b) fantástico. c) lacônico. d) ambíguo. e) paródico.
Base dudow 2000 – Questão 7
Bocage só não escreveu: a) poesia satírica e obscena. b) poesia lírica bucólica. c) poesia lírica reflexiva. d) poesia encomiástica e de circunstância. e) poesia épica.
UNESP 2015 – Questão 1
Além de outras características, a presença de dois vocábulos contribui para identificar o aspecto neoclássico desta modinha, a saber: a) “alegra” e “desgosta”. b) “mimo” e “desdém”. c) “suspiros” e “segredos”. d) “canto” e “cantarei”. e) “pastores” e “pastoras”.
FGV 2014 – Questão 27
Ao iniciar-se com um raciocínio da ordem da economia e da produção, São Bernardo remete a dois outros romances: o primeiro também se abre com uma reflexão de fundo econômico, e o segundo carrega, já na sua divisão interna, as marcas do processo econômico. Esses dois romances são, respectivamente, a) O cortiço e A hora da estrela. b) Quincas Borba e Senhora. c) Memórias de um sargento de milícias e O Ateneu. d) Senhora e A hora da estrela. e) O Ateneu e O cortiço.