FUVEST 2001 – Questão 1

Linguagens / Português
(...) e tudo ficou sob a guarda de Dona Plácida, suposta, e, a certos respeitos, verdadeira dona da casa.
Custou-lhe muito a aceitar a casa; farejara a intenção, e doía-lhe o ofício; mas afinal cedeu.Creio que chorava, a princípio: tinha nojo de si mesma. Ao menos, é certo que não levantou os olhos para mim durante os primeiros dois meses;falava-me com eles baixos, séria, carrancuda, às vezes triste. Eu queria angariá-la, e não me da vapor ofendido, tratava-a com carinho e respeito; forcejava por obter-lhe a benevolência, depois a confiança. Quando obtive a confiança, imaginei uma história patética dos meus amores com Virgília, um caso anterior ao casamento, a resistência do pai, a dureza do marido, e não sei que outros toques de novela. Dona Plácida não rejeitou uma só página da novela: aceitou-as todas. Era uma necessidade da consciência. Ao cabo de seis meses quem nos visse a todos três juntos diria que Dona Plácida era minha sogra.
Não fui ingrato; fiz-lhe um pecúlio de cinco contos, – os cinco contos achados em Botafogo, –como um pão para a velhice. Dona Plácida agradeceu-me com lágrimas nos olhos, e nunca mais deixou de rezar por mim, todas as noites,diante de uma imagem da Virgem, que tinha no quarto. Foi assim que lhe acabou o nojo.
(Machado de Assis,
Memórias póstumas de Brás Cubas)
Em relação a “Custou-lhe muito a aceitar a casa”, as formas verbais farejara e doía expressam, respectivamente,
a) posterioridade e simultaneidade.
b) simultaneidade e anterioridade.
c) posterioridade e anterioridade.
d) anterioridade e simultaneidade.
e) simultaneidade e posterioridade.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 1
Em cada uma das alternativas a seguir, está destacado um termo iniciado por preposição. Assinale a alternativa em que esse termo NÃO É OBJETO INDIRETO. ...
FUVEST (2ºdia) 1998 – Questão 30
No Brasil, o sal de cozinha e o gás de cozinha (mistura de propano e butano) são usualmente obtidos, respectivamente, a) de jazidas desse sal e do petróleo. b) de jazidas desse sal e do gás natural. c) da água do mar e do lixo orgânico. d) da indústria cloro-álcali e do gás natural. e) da água do mar e do petróleo.
UERJ 2005 – Questão 10
Engenho de febre ...
FUVEST 2015 – Questão 40
O foco principal do texto são as a) várias distrações que se apresentam quando estamos dirigindo. b) estratégias que nosso cérebro utiliza para se concentrar em uma tarefa. c) informações que nosso campo visual precisa processar. d) decisões que tomamos quando queremos usar um caminho novo. e) várias tarefas que conseguimos realizar ao mesmo tempo.
FUVEST 2018 – Questão 77
Constitui marca do registro informal da língua o trecho a) “mas um só ruído compacto” (ref.1). b) “ouviam-se gargalhadas” (ref.2). c) “o prazer animal de existir” (ref.3). d) “gritou ela para baixo” (ref.4). e) “bata na porta” (ref.5).