ELE SAIU DA FAIXA DE 600 PONTOS PARA 801 PONTOS EM 220 DIAS DE PREPARAÇÃO, ESTUDANDO POR QUESTÕES. VEJA O VÍDEO CLICANDO NO BOTÃO AO LADO.
Experimente Agora

FUVEST 2005 – Questão 12

Linguagens / Português / Linguagem Figurada / Campo Semântico
“— Assim, pois, o sacristão da Sé, um dia, ajudando a missa, viu entrar a dama, que devia ser sua colaboradora na vida de D. Plácida. Viu-a outros dias, durante semanas inteiras, gostou, disse-lhe alguma graça, pisou-lhe o pé, ao acender os altares, nos dias de festa. Ela gostou dele, acercaram-se, amaram-se. Dessa conjunção de luxúrias vadias brotou D. Plácida. É de crer que D. Plácida não falasse ainda quando nasceu, mas se falasse podia dizer aos autores de seus dias: — Aqui estou. Para que me chamastes? E o sacristão e a sacristã naturalmente lhe responderiam: — Chamamos-te para queimar os dedos nos tachos, os olhos na costura, comer mal, ou não comer, andar de um lado para outro, na faina, adoecendo e sarando, com o fim de tornar a adoecer e sarar outra vez, triste agora, logo desesperada, amanhã resignada, mas sempre com as mãos no tacho e os olhos na costura, até acabar um dia na lama ou no hospital; foi para isso que te chamamos, num momento de simpatia”.
(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)
Consideradas no contexto em que ocorrem, constituem um caso de antítese as expressões:
Esta questão recebeu 2 comentários
Avalie esta questão

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2005 – Questão 12
A exploração da linguagem simbólica é uma das características dos contos de fadas. O uso dessa linguagem está presente na seguinte passagem: a) “mandou construir altíssimos muros ao redor do castelo.” (ref.2) b) “Mas se os sons não podiam entrar, verdade é que também não podiam sair.” (ref.3) c) “Furioso, deu ordens para que todos os sons usados fossem recolhidos,” (ref.5) d)“E em cada uma ele reconheceu com surpresa sua própria voz,” (ref.7)
FUVEST 2008 – Questão 2
Em 1872, foi realizado o primeiro recenseamento do Império. Baseado nos dados desse censo, o Mapa 1 apresenta a distribuição de escravos nas províncias brasileiras em relação à população total. O Mapa 2 mostra a porcentagem de índios...
FUVEST 2007 – Questão 80
In the text, the pronoun “Others” (ref. 1) refers to a) calories. b) individuals. c) energy stores. d) scientists. e) genes.
FUVEST 2007 – Questão 67
“Toma a minha sopa, não diz nada sobre ela, mas reclama sempre que o prato está rachado.” ...
FUVEST 2020 – Questão 39
Considerando que se trata de um texto literário, uma interpretação que seja capaz de captar a sua complexidade abordará o poema como a) uma defesa da natureza. b) um ataque às forças armadas. c) uma defesa dos direitos humanos. d) uma defesa da resistência civil. e) um ataque à passividade.