FUVEST 2005 – Questão 19

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 3a Fase / Guimarães Rosa
Sim, que, à parte o sentido prisco, valia o ileso gume do vocábulo pouco visto e menos ainda ouvido, raramente usado, melhor fora se jamais usado. Porque, diante de um gravatá, selva moldada em jarro jônico, dizer-se apenas drimirim ou amormeuzinho é justo; e, ao descobrir, no meio da mata, um angelim que atira para cima cinqüenta metros de tronco e fronde, quem não terá ímpeto de criar um vocativo absurdo e bradálo – Ó colossalidade! – na direção da altura?
(João Guimarães Rosa, “São Marcos”, in Sagarana)
 
prisco = antigo, relativo a tempos remotos.
gravatá = planta da família das bromeliáceas.
Comparando-se as concepções relativas à natureza presentes no excerto de Guimarães Rosa com as que se manifestam nos poemas de Alberto Caeiro, verifica-se que em Rosa, …………, ao passo que, em Caeiro, ……… 
Mantida a seqüência, os espaços pontilhados podem ser preenchidos corretamente pelo que está em:
 
a) o observação da natureza provoca um desejo de nomeação e até de invenção lingüística / o ideal seria o de que os elementos da natureza valessem por si mesmos, sem nome nenhum.
b) a natureza é pura exterioridade, desprovida de alma / ela é um ente animado, dotado de interioridade e personalidade.
c) a natureza vale por seus aspectos estéticos e simbólicos / ela tem valor prático e utilitário, ou seja, é valorizada na medida em que, transformada pela técnica, serve para suprir as necessidades humanas.
d) a relação com a natureza é pessoal e até íntima / a natureza apresenta caráter hostil e, mesmo, ameaçador.
e) a natureza é misteriosa e indecifrável / ela é portadora de uma mensagem mística que o homem deve decifrar servindo-se dos instrumentos da Razão.
Esta questão recebeu 4 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2010 – Questão 32
Inimigo da riqueza e do trabalho, amigo das festas, da música, do corpo das cabrochas. Malandro. Armador de fuzuês. Jogador de capoeira navalhista, ladrão quando se fizer preciso. ...
FUVEST 2016 – Questão 62
No texto de Drummond, o eu lírico a) considera sua origem itabirana como causadora de deficiências que ele almeja superar. b) revela-se incapaz de efetivamente comunicar-se, dado o caráter férreo de sua gente. c) ironiza a si mesmo e satiriza a rusticidade de seu passado semirrural mineiro. d) dirige-se diretamente ao leitor, tornando assim patente o caráter confidencial do poema. e) critica, em chave modernista, o bucolismo da poesia árcade mineira.
UNICAMP 2023 – Questão 11
“Ciclo ...
ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 12
TEXTO I ...
Base dudow 2000 – Questão 60
Qual das palavras destacadas a seguir não é um adjetivo? a) As pesquisas eliminaram PARTE da emoção. b) Os BONS candidatos nem sempre são eleitos. c) Nas eleições há feriado NACIONAL. d) As GRANDES empresas patrocinam candidatos. e) Os resultados são dados no dia SEGUINTE.