FUVEST 2009 – Questão 61

Ciências da Natureza / Química / Propriedades da Matéria / Separação de Misturas Heterogêneas
A obtenção de água doce de boa qualidade está se tornando cada vez mais difícil devido ao adensamento populacional, às mudanças climáticas, à expansão da atividade industrial e à poluição. A água, uma vez captada, precisa ser purificada, o que é feito nas estações de tratamento. Um esquema do processo de purificação é:
 
 
em que as etapas B, D e F são:
B – adição de sulfato de alumínio e óxido de cálcio,
D – filtração em areia,
F – fluoretação.
Assim sendo, as etapas A, C e E devem ser, respectivamente,
a) filtração grosseira, decantação e cloração.
b) decantação, cloração e filtração grosseira.
c) cloração, neutralização e decantação.
d) filtração grosseira, neutralização e decantação.
e) neutralização, cloração e decantação.
Esta questão recebeu 10 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 33
O 1,2- benzopireno, agente cancerígeno encontrado na fumaça do cigarro, é um hidrocarboneto: a) Aromático polinuclear. b) Aromático mononuclear c) Alifático saturado d) Alifático insaturado. e) Alicíclico polinuclear.
FATEC 2008 – Questão 12
O gás liquefeito de petróleo, GLP, é uma mistura de propano, C3H8, e butano, C4H10. Logo, esse gás é uma mistura de hidrocarbonetos da classe dos: a) alcanos b) alcenos c) alcinos d) cicloalcanos e) cicloalcenos
FUVEST 2015 – Questão 44
Segundo William Cobbett, ...
FATEC 2016 – Questão 22
As soluções de NaOH ou Ca(OH)2, apresentam soluto de caráter a) metálico, devido à presença de elétrons livres em suas estruturas. b) iônico, devido à presença de moléculas em suas estruturas. c) iônico, devido à presença de íons em suas estruturas. d) molecular, devido à presença de íons em suas estruturas. e) molecular, devido à presença de moléculas em suas estruturas.
Base dudow 2000 – Questão 55
Quando se leva uma esponja de aço à chama de um bico de gás, a velocidade da reação de oxidação é tão grande que incendeia o material. O mesmo não ocorre ao se levar uma lâmina de aço à chama. Nessas experiências, o fator que determina a diferença de velocidades de reação é: a) a pressão b) o catalisador c) o estado físico d) a concentração e) a superfície de contato