FUVEST 2016 – Questão 53

Linguagens / Literatura
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’Áfica. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negro em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o lazareto*, Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
 
*lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Considere as seguintes afirmações referentes ao texto de Jorge Amado:
I. Do ponto de vista do excerto, considerado no contexto da obra a que pertence, a religião de origem africana comporta um aspecto de resistência cultural e política.
II. Fica pressuposta no texto a ideia de que, na época em que se passa a história nele narrada, o Brasil ainda conservava formas de privação de direitos e de exclusão social advindas do período colonial.
III. Os contrastes de natureza social, cultural e regional que o texto registra permitem concluir corretamente que o Brasil passou por processos de modernização descompassados e desiguais.
 Está correto o que se afirma em
a) I, somente.
b) II, somente.
c) I e II, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2019 – Questão 73
No texto, a pergunta “What time is it?”(ref.1), inserida no debate da ciência moderna sobre a noção de tempo, ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 21
TEXTO I ...
FUVEST 2008 – Questão 77
“No Chile, a lei não serve para outra coisa a não ser produzir a anarquia e a ausência de sanções (...) Se eu, por exemplo, prendo um indivíduo que eu sei que está tramando uma conspiração [contra o governo], violo a lei. Maudita a lei...
UNESP 2017 – Questão 9
No excerto, o traço mais característico do diabo é a) o autoritarismo, visível no seguinte trecho: “Não façamos mais detença”. b) a curiosidade, visível no seguinte trecho: “Danças também o tordião?”. c) a ironia, visível no seguinte trecho: “Que preciosa clausura!”. d) a ingenuidade, visível no seguinte trecho: “Fizeste bem, que é lindura!”. e) o sarcasmo, visível no seguinte trecho: “Pois dada está já a sentença!”
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2009 – Questão 131
Confidência do Itabirano ...