SABE QUAL FOI A NOTA DO ÚLTIMO APROVADO NA LISTA DE ESPERA DO CURSO DO SEU SONHO NO SISU? EXPERIMENTE O SIMULADOR DO DUDOW COM TODAS AS NOTAS DE CORTE DO ANO PASSADO.
Experimente Agora

FUVEST 2017 – Questão 30

Ciências Humanas / História
No Brasil, do mesmo modo que em muitos outros países latino-americanos, as décadas de 1870 e 1880 foram um período de reforma e de compromisso com as mudanças. De maneira geral, podemos dizer que tal movimento foi uma reação às novas realidades econômicas e sociais resultantes do desenvolvimento capitalista não só como fenômeno mundial mas também em suas manifestações especificamente brasileiras.
Emília Viotti da Costa, “Brasil: a era da reforma, 18701889”. In: Leslie Bethell, História da América Latina, v.5. São Paulo:
Edusp, 2002. Adaptado.
A respeito das mudanças ocorridas na última década do Império do Brasil, cabe destacar a reforma
Avalie esta questão

Veja outras questões semelhantes:

UFSCar - Quí, Mat e His 2008 – Questão 27
A forte e atual presença de usos e costumes dos iorubás na Bahia deve-se ...
FUVEST 2008 – Questão 39
A circunferência dada pela equação x2 + y2 – 4x – 4y + 4 = 0 é tangente aos eixos coordenados x e y nos pontos A e B, conforme a figura. ...
FUVEST 2007 – Questão 34
A soma e o produto das raízes da equação de segundo grau 4m+3nx2-5nx+m-2=0 valem, respectivamente, 58 e 332. Então m+n é igual a a) 9. b) 8. c) 7. d) 6. e) 5.
FUVEST 2018 – Questão 3
Furacões são sistemas físicos que liberam uma enorme quantidade de energia por meio de diferentes tipos de processos, sendo um deles a condensação do vapor em água. De acordo com o Laboratório Oceanográfico e Meteorológico do Atlântico, um...
Base dudow 2000 – Questão 3
As feiras da Idade Média constituíram-se: a) instrumentos de comércio local das cidades para o abastecimento do cotidiano dos seus habitantes; b) áreas exclusivas de câmbio das diversas moedas Europeias; c) locais de comércio de amplitude continental que dinamizaram a economia da época; d) locais fixos de comercialização da produção dos feudos; e) instituições carolíngias para renascimento com as invasões no Mediterrâneo.