FUVEST 2018 – Questão 81

Linguagens / Português
Sarapalha
– Ô calorão, Primo!... E que dor de cabeça excomungada!
– É um instantinho e passa... É só ter paciência....
– É... passa... passa... passa... Passam umas mulheres vestidas de cor de água, sem olhos na cara, para não terem de olhar a gente... Só ela é que não passa, Primo Argemiro!... E eu já estou cansado de procurar, no meio das outras... Não vem!... Foi, rio abaixo, com o outro... Foram p’r’os infernos!...
– Não foi, Primo Ribeiro. Não foram pelo rio... Foi trem de ferro que levou...
– Não foi no rio, eu sei... No rio ninguém não anda1... Só a maleita é quem sobe e desce2, olhando seus mosquitinhos e pondo neles a benção... Mas, na estória... Como é mesmo a estória, Primo? Como é?...
– O senhor bem que sabe, Primo... Tem paciência, que não é bom variar...
– Mas, a estória, Primo!... Como é?... Conta outra vez...
– O senhor já sabe as palavras todas de cabeça3...
“Foi o moço-bonito que apareceu, vestido com roupa de dia de domingo e com a viola enfeitada de fitas4...
E chamou a moça p’ra ir se fugir com ele”...
– Espera, Primo, elas estão passando... Vão umas atrás das outras... Cada qual mais bonita... Mas eu não quero, nenhuma!... Quero só ela... Luísa...
– Prima Luísa...
– Espera um pouco, deixa ver se eu vejo... Me ajuda, Primo! Me ajuda a ver...
– Não é nada, Primo Ribeiro... Deixa disso!
– Não é mesmo não...
– Pois então?!
– Conta o resto da estória!...
– ...“Então, a moça, que não sabia que o moço-bonito era o capeta, ajuntou suas roupinhas melhores numa trouxa5, e foi com ele na canoa, descendo o rio...”
Guimarães Rosa,
Sagarana.
No texto de Sarapalha, constitui exemplo de personificação o seguinte trecho:

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2006 – Questão 4
No trecho “mas minha mãe botou ele por promessa”, o pronome pessoal foi empregado em registro coloquial. É o que também se verifica em: a) “— E se me desculpe, senhorinha, posso convidar a passear?” b) “— E, se me permite, qual é mesmo a sua graça?” c) “— Eu gosto tanto de parafuso e prego, e o senhor?” d) “— Me desculpe mas até parece doença, doença de pele.” e) “— (...) pois como o senhor vê eu vinguei... pois é...”
FUVEST 2008 – Questão 33
Sabe-se sobre a progressão geométrica a1, a2, a3,... que a1>0 e a6=-93. Além disso, a progressão geométrica a1, a5, a9,... tem razão igual a 9. Nessas condições, o produto a2·a7 vale a) -273. b) -33. c) -3. d) 33. e) 273.
Base dudow 2000 – Questão 56
Assinale a sequência de palavras acentuadas pela mesma regra gramatical. a) Cenário, circunstância, hífen. b) Está, bisavô, café, jacá. c) Eletrônica, gênero, bônus, ônibus. d) Cenário, águia, referência, série. e) Referência, parábola, líder, série.
FUVEST 2012 – Questão 30
Observa-se que uma solução aquosa saturada de HCl libera uma substância gasosa. Uma estudante de química procurou representar, por meio de uma figura, os tipos de partículas que predominam nas fases aquosa e gasosa desse sistema - sem representar as partículas de água. A figura com a representação mais adequada seria a) b) c) d) e)
Base dudow 2000 – Questão 38
Aponte a alternativa em que houve erro no emprego da palavra destacada. a) O mocinho sempre chega no momento azado. b) O comandante, ao saber da derrota, dirigiu-se aos soldados com o semblante torvo. c) O ignorante é incipiente; o principiante, insipiente. d) A cidade estava infestada de pernilongos. e) O acidentado apresentava fratura no esterno e no crânio.