FUVEST 2020 – Questão 32

Linguagens / Literatura
Em Claro Enigma, a ideia de engano surge sob a perspectiva do sujeito maduro, já afastado das ilusões,como se lê no verso-síntese “Tu não me enganas, mundo,e não te engano a ti.” (“Legado”). O excerto de “Cantiga de enganar” apresenta a relação do eu com o mundo mediada
a) pela música, que ressoa em canções líricas.
b) pela cor, brilhante na claridade solar.
c) pela afirmação de valores sólidos.
d) pela memória, que corre fluida no tempo.
e) pelo despropósito de um faz-de-conta.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2013 – Questão 90
No texto, em resposta à pergunta “Does he see himself as a champion of frustration?”, o autor do livro argumenta ser necessário que as pessoas a) tenham experiências satisfatórias para compreender a frustração. b) entendam cada vez mais a cultura capitalista de consumo. c) se distraiam fazendo compras quando estão irritadas. d) lidem com as frustrações para que suas satisfações sejam realistas. e) percebam o que as deixa frustradas no dia a dia.
UERJ 2012 – Questão 1
Na tira do cartunista argentino Quino, utilizam-se recursos gráficos que lembram o cinema. A associação com a linguagem artística do cinema, que lida com o movimento e com o instrumento da câmera, é garantida pelo procedimento do cartunista...
UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 27
O emprego da figura de linguagem conhecida como “prosopopeia” (ou “personificação”) põe mais em evidência a principal razão pela qual Sem-Pernas é estigmatizado. O trecho que contém essa figura é a) A perna coxa se recusava a ajudá-lo. b) Em cada canto estava um com uma borracha comprida. c) (...) depois, não sabe como, as lágrimas secaram. d) E a borracha zunia nas suas costas (...) e) Mas de dentro dele nunca desapareceu a dor daquela hora.
FUVEST 2005 – Questão 18
Neste excerto, o narrador do conto São Marcos expõe alguns traços de estilo que correspondem a características mais gerais dos textos do próprio autor, Guimarães Rosa. Entre tais características só NÃO se encontra a) o gosto pela palavra rara. b) o emprego de neologismos. c) a conjugação de referências eruditas e populares. d) a liberdade na exploração das potencialidades da língua portuguesa. e) a busca da concisão e da previsibilidade da linguagem.
UEL 2011 – Questão 2
De acordo com as figuras e os conhecimentos sobre o Modernismo, considere as afirmativas a seguir. ...