FUVEST 2020 – Questão 45

Linguagens / Português
E Sofia? interroga impaciente a leitora, tal qual Orgon: Et Tartufe? Ai, amiga minha, a resposta é naturalmente a mesma, – também ela comia bem,dormia largo e fofo, – coisas que, aliás, não impedem que uma pessoa ame, quando quer amar. Se esta última reflexão é o motivo secreto da vossa pergunta, deixai que vos diga que sois muito indiscreta, e que eu não me quero senão com dissimulados.
Repito, comia bem, dormia largo e fofo.Chegara ao fim da comissão das Alagoas, com elogios da imprensa; a Atalaia chamou-lhe “o anjo da consolação”.
1E não se pense que este nome a alegrou, posto que a lisonjeasse; ao contrário, resumindo em Sofia toda a ação da caridade, podia mortificar as novas amigas, e fazer-lhe perder em um dia o trabalho de longos meses. Assim se explica o artigo que a mesma folha trouxe no número seguinte, nomeando, particularizando e glorificando as outras comissárias –“estrelas de primeira grandeza”.
Machado de Assis, Quincas Borba.
Considerando o contexto, o trecho “E não se pense que este nome a alegrou, posto que a lisonjeasse” (ref.1) pode ser reescrito, sem prejuízo de sentido, da seguinte maneira: E não se pense que este nome a alegrou,
a) apesar de lisonjeá-la.
b) antes a lisonjeou.
c) porque a lisonjeava.
d) a fim de lisonjeá-la.
e) tanto quanto a lisonjeava.

Veja outras questões semelhantes:

FGV Administração 2011 – Questão 27
A visão da história do Brasil como inerte e repetitiva, marcante no excerto, deve grande parte de sua força literária ao fato de o texto empregar, em sua construção, a) personificações satíricas, que concretizam visualmente as ideias. b) a enumeração caótica de elementos díspares. c) metáforas que se desdobram, constituindo alegorias. d) a reiteração de afirmações irônicas. e) a alternância dos discursos direto e indireto
FGV Administração 2011 – Questão 26
Contribui decisivamente para o efeito expressivo do texto o fato de o narrador exagerar em sua a) construção verbal paratática. b) estruturação argumentativa antitética. c) utilização de elipses e zeugmas. d) exploração de recursos sonoros. e) mistura de variedades linguísticas.
Base dudow 2000 – Questão 23
Eugênia coxeava um pouco, tão pouco, que eu cheguei a perguntar-lhe se machucara o pé. Machado de Assis. Memórias Póstumas de Brás Cubas A forma verbal destacada pode ser substituída, sem alteração de sentido, pela forma composta a) teria machucado. b) tivesse machucado. c) tinha machucado. d) tem machucado. e) teve machucado.
FUVEST 2009 – Questão 29
A criação, em território brasileiro, de gado e de muares (mulas e burros), na época da colonização portuguesa, caracterizou-se por ...
FUVEST 2012 – Questão 21
Ao longo da evolução dos vertebrados, a ...