FUVEST 2021 – Questão 36

Ciências Humanas / História
“A base física do Brasil, ao principiar o século XVIII, era profundamente diversa daquela que, mesmo numa interpretação liberal do Tratada de Tordesilhas, fora assentada no diploma de 1494. A expansão ao longo do litoral levara ao Oiapoc, no norte, e ao Prata, no sul. O rush do ouro estava determinando a ampliação da área oeste do mesmo modo por que a ‘droga do sertão’ explicava a façanha da incorporação do mundo amazônica. Toda uma geografia nova, política, social e econômica se estava escrevendo na América portuguesa [...].”
(Arthur F. Reis. “Os tratados de limites’. História geral da civilização brasileira, t. I, v.1, p. 396.)
 
A partir da leitura do trecho e de seus conhecimentos, é correto afirmar que:
a) o Tratado de Tordesilhas representou uma permanente barreira a exploração econômica dos sertões portugueses da América, e só foi ultrapassada no século XVIII por sertanistas que passaram a agir junto à Coroa Portuguesa.
b) a ocupação da Amazônia foi determinante na formação do território português da América porque as drogas do sertão puderam ser exploradas por longos períodos,ao contrário do efêmero ouro de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
c) embora a mineração tenha interiorizado a presença portuguesa no continente, a definição das fronteiras territoriais do Brasil só se completaria definitivamente muito depois, no começo do século XX.
d) mesmo com o rush minerador a economia colonial portuguesa continuou isolada em relação aos principais circuitos econômicos europeus de sua época, situação que só alteraria na primeira década do século XIX.
e) a realidade econômica de Portugal e Espanha no séculos XVII e XVIII tornou o Tratado de Tordesilhas obsoleto, uma vez que neste período importava menos o comércio extrativista e mais a produção industrial.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Nat (1-45) e Hum (46-90) 2009 – Questão 55
O fim da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as décadas de 1980 e 1990, gerou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela redução de conflitos e pela multipolaridade. ...
FGV Economia 2011 – Questão 57
Leia os dois fragmentos dos periódicos – o primeiro, de orientação comunista e o segundo, de orientação anarquista. ...
FUVEST 2006 – Questão 77
Quimicamente falando, não se deve tomar água ..................., mas apenas água ................... . A água ..................inúmeros sais, por exemplo, o cloreto de .................., o mais abundante na água do mar. Em regiões...
UFSCar - Quí, Mat e His 2009 – Questão 28
Considere a linha do tempo e cinco acontecimentos importantes na História do Brasil no século XIX, relacionados a seguir. ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 87
Uma pesquisa realizada por Carolina Levis, especialista em ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, e publicada na revista Science, demonstra que as espécies vegetais domesticadas pelas civilizações pré-colombianas são as mais...