INSPER 1 2014 – Questão 9

Linguagens / Português
Lentes da história
 
O que aconteceu com o sonho do fim da segregação racial que, há 50 anos, Martin Luther King anunciava para 250 mil pessoas na Marcha sobre Washington? Ele está perto de materializar-se ou continua uma esperança para o futuro? A resposta depende dos óculos que vestimos. Se apanharmos a lente dos séculos e milênios,a “longue durée” de que falam os historiadores, há motivos para regozijo. A instituição da escravidão,especialmente cruel com os negros, foi abolida de todas as legislações do planeta. É verdade que, na Mauritânia,isso ocorreu apenas em 1981, mas o fato é que essa chaga que acompanhava a humanidade desde o surgimento da agricultura, 11 mil anos atrás, se tornou universalmente ilegal.
Apenas 50 anos atrás, vários Estados americanos tinham leis (Jim Crow laws) que proibiam negros até de frequentar os mesmos espaços que brancos. Na África do Sul, a segregação “de jure” chegou até os anos 90. Hoje,disposições dessa natureza são não só impensáveis como despertam vívida repulsa moral.
Em 2008, numa espécie de clímax, o negro Barack Obama foi eleito presidente dos EUA, o que levou alguns analistas a falar em era pós-racial.
Basta, porém, apanhar a lente das décadas e passear pelos principais indicadores demográficos para verificar que eles ainda carregam as marcas do racismo. Negros continuam significativamente mais pobres e menos instruídos que a média do país. São mandados para a cadeia num ritmo seis vezes maior que o dos brancos. As Jim Crow laws foram declaradas nulas, mas alguns Estados mantêm regras que, na prática, reduzem a participação de negros em eleições.
É um caso clássico de copo meio cheio e meio vazio.Do ponto de vista da “longue durée”, estamos bem. Dá até para acreditar em progresso moral da humanidade.Só que não vivemos na escala dos milênios, mas na das décadas, na qual a segregação teima em continuar existindo.
(Hélio Schwartsman, Folha de S. Paulo, 28/08/2013)
 
Dentre as alternativas a seguir, identifique aquela que apresenta uma afirmação compatível com a tese defendida pelo autor nesse artigo de opinião.
a) Apesar de inúmeros avanços, o antigo sentimento de intolerância entre brancos e negros se fortaleceu nas últimas décadas.
b) Uma profunda cegueira atinge aqueles que não querem enxergar um fato que é incontestável: o racismo continua vivo e explícito.
c) É necessário mobilizar as massas, à semelhança do que aconteceu na Marcha sobre Washington, para lutar pela conquista dos direitos civis.
d) Ainda que recentemente as práticas discriminatórias sejam menos visíveis no mundo inteiro, é inegável que o caminho para igualdade racial ainda não terminou.
e) O sonho de igualdade racial, idealizado por Martin Luther King, não avançou, nem para os norte-americanos, nem para os cidadãos de outros países.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 29
Disponível em: www.sul21.com.br. Acesso em: 1 dez. 2017 (adaptado). Nesse texto, busca-se convencer o leitor a mudar seu comportamento por meio da associação de verbos no modo imperativo à a) indicação de diversos canais de atendimento. b) divulgação do Centro de Defesa da Mulher. c) informação sobre a duração da campanha. d) apresentação dos diversos apoiadores. e) utilização da imagem das três mulheres.
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 28
“João vem! E há de estar triste ou alegre...” Substituindo-se João por Eles, obtém-se: a) Eles vem! E hão de estarem tristes ou alegres. b) Eles vêem! E hão de estar triste ou alegre. c) Eles vêm! E hão de estar triste ou alegre. d) Eles vêm! E hão de estar tristes ou alegres. e) Eles vem! E hão de estar tristes ou alegres.
Base dudow 2000 – Questão 35
Considerando a concordância nominal, assinale a frase correta: a) Ela mesmo confirmou a realização do encontro. b) Foi muito criticado pelos jornais a reedição da obra. c) Ela ficou meia preocupada com a notícia. d) Muito obrigada, querido, falou-me emocionada. e) Anexo, remeto-lhes nossas últimas fotografias.
UERJ 2006 – Questão 10
Considerando-se as implicações relativas ao abuso de poder que se podem depreender do texto de Manuel Bandeira, o desfecho do poema permite concluir que o rei não previu a hipótese de: a) ser atendido pelas ondas do mar b) ficar comovido pelo sacrifício das sereias c) ser contestado pela ação de seus subordinados d) ficar surpreso com a fraqueza de seus comandados
UFSCar - Por e Ing 2007 – Questão 8
O imperativo utilizado por Monsenhor Caldas, ao dar as ordens ao preto velho, emprega a) uma forma indireta. b) a terceira pessoa do singular. c) a primeira pessoa do plural. d) a segunda pessoa do singular. e) a segunda pessoa do plural.