PASUSP 2009 – Questão 39

Ciências Humanas / Geografia / Características Socioeconômicas do Brasil / Índices Mundiais
 
Um dos critérios utilizados para a classificação dos países, segundo seus níveis de desenvolvimento, é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é calculado numa escala de zero a um, tomando como base as condições de educação, saúde e renda da população.
Com base nas informações acima e nos seus conhecimentos, é correto afirmar que
a) o IDH permite uma classificação dos países a partir das dinâmicas sociais das populações, não considerando os seus aspectos econômicos.
b) o IDH permite uma classificação dos países baseada em aspectos significativos das condições de vida das populações.
c) o Brasil passou a fazer parte do grupo de países de menor desenvolvimento humano, quando atingiu o IDH de 0,800 em 2005.
d) um fato comum aos países de alto IDH, apresentados no gráfico, reside nos elevados níveis de atividade industrial, sobretudo no setor de máquinas e equipamentos.
e) o IDH do Japão é superior ao do Brasil, pois a matriz energética do país asiático, baseada em fontes renováveis, apresenta menores impactos na saúde de sua população.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UFABC 2008 – Questão 90
São comuns anúncios como este na seção de classificados dos jornais das grandes metrópoles brasileiras. ...
UNESP (julho) 2011 – Questão 43
Capacitação financeira das 500 principais empresas multinacionais, 2008 ...
Base dudow 2000 – Questão 33
No Brasil, no final de século XIX, as chamadas “questões” religiosa, militar e escravista contribuíram para a: ...
Base dudow 2000 – Questão 54
As Cidades-Estados, na Grécia: a) eram politicamente autônomas. b) apresentavam organização econômica solidária. c) estavam unidas na política de colonização do Mediterrâneo. d) possuíam princípios religiosos antagônicos. e) mantiveram política comercial comum.
ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 50
Diante da unidade e da militância dos negros, o governo nacionalista decidiu aplicar medidas reacionárias e repressivas — interdição do direito à reunião, vigilância e perseguição policiais, dissolução dos partidos políticos, tortura,...