UEL 2016 – Questão 15

Ciências da Natureza / Biologia
Figura 1: Eduardo Kac, GFP Bunny, 2000
Leia o texto a seguir.
A intervenção genética poderia prejudicar a consciência de autonomia do indivíduo,nomeadamente aquela auto compreensão moral que se deve esperar de todo membro de uma comunidade de direito, estruturada pela igualdade e pela liberdade, quando eles têm as mesmas chances de fazer uso de direitos subjetivos igualmente distribuídos. Portanto, o prejuízo que pode surgir não se situa no nível de uma privação de direitos. Ele consiste, antes, na insegurança que um portador de direitos civis sente em relação à consciência de seu próprio status. Pessoas programadas não podem mais se considerar como autores únicos de sua própria história de vida, pois, em relação às gerações que as precederam, elas não podem mais se considerar ilimitadamente como pessoas nascidas sob iguais condições.
(Adaptado de: HABERMAS, J.O futuro da natureza hu-
mana. A caminho de uma eugenia liberal? 2.ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010, p.107-108.)
 
A intervenção genética possibilita uma reflexão sobre a mudança de compreensão da natureza humana tradicionalmente concebida como permanente.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre ética
em Jürgen Habermas, considere as afirmativas a seguir.
I. A complexidade da decisão moral, no caso da intervenção genética, dificulta a aplicabilidade do modelo da ética discursiva, que prevê que o acordo entre os concernidos é conquistado pelo diálogo público, isto porque um dos concernidos – no caso, a potencial pessoa em que o embrião se tornaria – ficaria excluído do debate argumentativo.
II. A tendência contemporânea que defende a autonomia da pesquisa, principalmente a partir dos avanços da biotecnologia, em geral, e da intervenção genética, em particular, suscita a necessidade de recorrer a uma regulamentação jurídica que possa garantir o direito a uma herança genética isenta de manipulação.
III. As questões acerca dos benefícios ou malefícios advindos da aplicação da pesquisa genética são respondidas a partir da superioridade hierárquica do saber da ciência em relação aos valores éticos vigentes, no sentido de que o conhecimento científico está suficientemente legitimado para impor princípios materiais objetivos.
IV. Os possíveis dilemas da programação genética encontram respostas suficientemente satisfatórias ao fazer uso da igualdade existente entre o reino do discurso e o da ação, representado pela  discussão política dos conselhos públicos, e o da necessidade e do trabalho, representado pela racionalidade estratégica da técnica moderna.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2010 – Questão 13
A caatinga nordestina é um ambiente caracterizado por um clima de temperatura média anual alta, baixo índice pluviométrico e de baixa umidade relativa do ar. Nesse ambiente, um pesquisador identificou 5 espécies de lagartos, dos quais foram...
UEMA 2023 – Questão 55
Analise a experiência genética em evidência no Brasil, divulgada recentemente. ...
UEL 2013 – Questão 11
Um dos aspectos distintivos de João Guimarães Rosa é seu trabalho laborioso com a linguagem. A esse respeito e com base no texto, considere as afirmativas a seguir. ...
UEL 2016 – Questão 22
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as qualidades da cinta elástica contidas no anúncio publicitário. a) Apresenta forração dupla nas laterais, que exerce pressão nos quadris. b) Contém revestimento de fibra leve que arredonda as formas. c) É forrada com painéis de linho macio que modelam o corpo sem marcar. d) Possui recortes alinhados que diminuem as medidas dos quadris. e) Proporciona boa postura corporal sem causar desconforto.
UEL 2014 – Questão 20
Leia o texto a seguir. ...